Vídeo 2015 (Vodafone/Direção Geral de Educação/Direção Geral de Saúde/INOV)
Não. Os campos eletromagnéticos não podem ser atraídos para um dispositivo para depois serem absorvidos, pelo que as empresas que vendem dispositivos “anti-5G” são uma fraude.
Sim. À semelhança das gerações anteriores (do 2G ao 4G), os dispositivos e transmissores do 5G têm controlo de potência, que minimiza a potência radiada para o valor de qualidade da comunicação pré-estabelecido.
Sim. Os telefones, e outros dispositivos, têm que ser certificados por entidades oficiais antes de serem colocados à venda, pelo que verificam as recomendações internacionais de exposição a radiação eletromagnética.
Sim. A OMS considera que: “Até à data, e depois de muita investigação desenvolvida, nenhum efeito adverso para a saúde foi ligado causalmente com a exposição a tecnologias sem fios. As conclusões relacionadas com a saúde decorrem de estudos desenvolvidos em todo o espetro rádio, mas, até agora, apenas alguns estudos foram feitos nas
Sim. A atualização recente (março de 2020) das recomendações do ICNIRP sobre os limites de exposição a radiação eletromagnética cobrem todas as bandas de frequência onde o 5G vai funcionar.
Não. O sistema 5G, à semelhança dos sistemas de comunicações móveis anteriores, não tem mecanismos que possibilitem espiar os utilizadores dos telefones com essa tecnologia.
Não. A transmissão do novo corona vírus é feita por gotículas (expelidas por pessoas infetadas) que não são possíveis de ser transmitidas / transportadas por ondas eletromagnéticas, pelo que não é possível que um sistema de telecomunicações, e o 5G em particular, provoque ou transporte o novo corona vírus.
Não. O 5G funciona numa banda de frequências que cobre desde 0,7 GHz a 3,8 GHz, pertencente à banda das radiofrequências, que estão na faixa de frequências (radiações) não-ionizantes.
Não necessariamente. O 5G funciona em bandas de frequências de 0,7 GHz e 3,8 GHz, enquanto os sistemas anteriores funcionam em bandas de 0,8 GHz, 0,9 GHz, 1,8 GHz, 2.1 GHz e 2,6 GHz.