Geral
O prémio FAQtos é um concurso a nível nacional, que decorre durante um ano letivo, sendo subordinado a temas relacionados com as Radiofrequências. Na edição de 2025, os participantes devem abordar o tema “Explora as Radiofrequências”.
Podem concorrer todos os alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), independentemente da natureza do seu estabelecimento de ensino (público ou privado). Podem concorrer alunos de qualquer das áreas e cursos. A participação pode ser individual ou de grupos até 5 alunos, oriundos da mesma escola, obrigatoriamente orientados por um professor dessa escola.
São atribuídos os seguintes prémios por Equipa:
1º prémio: 1 500 €
2º prémio: 1 000 €
3º prémio: 500 €
Serão também atribuídos prémios ao Professor Orientador e à Escola de origem dos trabalhos vencedores.
O Regulamento do Prémio FAQtos está disponível AQUI.
7 a 25 de outubro de 2024 — CANDIDATURAS
30 de outubro de 2024 — Divulgação das candidaturas admitidas
19 de novembro de 2024 — Entrega do VÍDEO de APRESENTAÇÃO
29 de novembro de 2024 — Divulgação do Vídeo de Apresentação
21 de fevereiro de 2025 — Entrega do RELATÓRIO de PROGRESSO
28 de fevereiro de 2025 — Divulgação da lista de participantes atualizada
9 de maio de 2025 — Entrega do PROJETO (RELATÓRIO FINAL + VÍDEO do PROJETO)
17 de junho de 2025 — Divulgação da lista de Finalistas
5 de julho de 2025 — CERIMÓNIA FINAL
Participantes
A equipa do FAQtos divulgará, nas datas indicadas no calendário, as listas de participantes atualizadas. Nestas datas, todas as equipas serão notificadas eletronicamente acerca do estado da sua candidatura.
Para entrares na tua área pessoal, introduz o teu nome de utilizador e a tua senha na barra lateral. Se te esqueceste dos teus dados de acesso, no mesmo local, encontras a hipótese de recuperares a senha.
Para entrar na sua área pessoal, introduza o seu nome de utilizador e a sua senha na barra lateral. Se se esqueceu dos seus dados de acesso, pode recuperá-los no mesmo local.
Para entrar na sua área pessoal, introduza o seu nome de utilizador e a sua senha na barra lateral. Se se esqueceu dos seus dados de acesso, pode recuperá-los no mesmo local.
A constituição da equipa não deve ser alterada, sendo que qualquer alteração deverá ser comunicada até à entrega do relatório de progresso, sob pena de desclassificação da equipa.
Projectos/Relatórios
O formato do Projeto é livre, ficando inteiramente ao critério dos participantes. Alguns exemplos são um protótipo, um ensaio experimental, um documentário, uma revista, um vídeo ou uma página na Internet.
Os conteúdos dos Projetos podem enquadrar-se em qualquer das áreas/disciplinas dos cursos do Ensino Secundário, nomeadamente os Científico-Humanísticos e os Profissionais.
Todos os Projetos são obrigatoriamente acompanhados de um Relatório Final e de um Vídeo de Projeto, que devem seguir o formato definido pela equipa do FAQtos.
As regras para o Relatório Final encontram-se aqui. E aqui poderão encontrar um exemplo de um relatório.
O Vídeo do Projeto consiste num vídeo com a duração máxima de 5 minutos, com a apresentação do trabalho desenvolvido pela equipa e do Projeto.
O Relatório Final e o Vídeo do Projeto têm que ser originais, não sendo admitidas cópias (totais ou parciais) de outros trabalhos anteriores ou contemporâneo.
Só serão aceites trabalhos em Língua Portuguesa.
O Vídeo de Apresentação consiste num vídeo, com uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação dos elementos da Equipa e do Professor Orientador e ainda da ideia a desenvolver. O Vídeo de Apresentação deverá ser submetido através de uma pasta partilhada designada “FAQtos” criada para o efeito e divulgada oportunamente, via email, às equipas. O Vídeo de Apresentação não é elemento de avaliação, mas a não entrega implica a desclassificação da Equipa. Será divulgado publicamente através do Portal do FAQtos.
O Relatório de Progresso consiste no preenchimento de um formulário eletrónico, disponível na área de trabalho do grupo. Os campos constantes deste formulário são: Trabalho Desenvolvido, Trabalho a Desenvolver e Informação Complementar (campo opcional). O Relatório de Progresso não é elemento de avaliação, servindo unicamente para se compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio. A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação da Equipa.
O Projeto consiste no Relatório Final e no Vídeo do Projeto. O Relatório Final deve seguir as regras definidas (ver o exemplo) e deve ser submetido através da área de trabalho da Equipa, na pasta “Relatório Final”. O Vídeo do Projeto consiste num vídeo com a duração máxima de 5 minutos, com a apresentação do trabalho desenvolvido pela Equipa e do Projeto e deverá ser submetido através de uma pasta partilhada designada “FAQtos” criada para o efeito e divulgada oportunamente, via email, às equipas. Para além disso, a equipa pode igualmente submeter, através da sua área de trabalho, o material complementar que considere oportuno (mais algum documento/folheto/etc.)
Sim. A continuação das equipas em concurso implica a entrega de todos os relatórios e vídeos definidos no regulamento, nos prazos devidos.
O Vídeo de Apresentação deverá ser submetido através de uma pasta partilhada designada “FAQtos”, criada para o efeito e divulgada, oportunamente via email, às equipas. O Nome do Vídeo de Apresentação deverá ter o seguinte formato: 2025_Apresentação_Equipa ”nome da equipa”
O Relatório de Progresso consiste no preenchimento de um ficheiro que ficará disponível na área de trabalho da equipa, na pasta com o nome “Relatório de Progresso” e deverá ser submetido em formato PDF.
Em relação ao Projeto, o Relatório Final deve ser submetido em formato PDF na área de trabalho da equipa, na pasta com o nome “Relatório Final” e o Vídeo do Projeto, em formato WMV, MP4 ou MOV deverá ser submetido através de uma pasta partilhada designada “FAQtos”, criada para o efeito e divulgada, oportunamente por email, às equipas. O Nome do Vídeo do Projeto deverá ter o seguinte formato: 2025_Projeto_Equipa ”nome da equipa”
Para além do Relatório Final e do Vídeo do Projeto, a equipa pode igualmente submeter, através da sua área de trabalho, o material complementar que considere oportuno (algum documento/folheto/etc.)
O Projeto compõe-se pelo Relatório Final e Vídeo do Projeto e por mais algum material complementar que a equipa considere oportuno (documento/folheto/etc.).
O Relatório Final, em formato PDF, e o material complementar devem ser submetidos através da área de trabalho da equipa, na pasta com o nome “Relatório Final”.
O Vídeo do Projeto em formato WMV, MP4 ou MOV deverá ser submetido através de uma pasta partilhada designada “FAQtos”, criada para o efeito e divulgada, oportunamente por email, às equipas.
Avaliação
O Vídeo de Apresentação não é um elemento de avaliação, servindo unicamente para a apresentação dos elementos da equipa e do professor orientador e ainda a ideia a desenvolver. A não entrega do Vídeo de Apresentação implica a desclassificação das equipas.
O Relatório de Progresso não é um elemento de avaliação, servindo unicamente para a equipa do FAQtos compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio. A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação das equipas.
O Projeto a entregar (inclui o Relatório Final e o Vídeo do Projeto) está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:
1. Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
2. Qualidade do Relatório Final (15%)
3. Originalidade e Inovação (15%)
4. Capacidade Crítica e de Análise (15%)
5. Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
6. Avaliação Global do Projeto (25%)
Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média das notas de cada elemento do Júri de Seleção. A Nota Final de cada Projeto servirá para determinar até 10 Finalistas. Os Projetos Finalistas têm que ter uma avaliação entre 3 e 5. A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
Os Finalistas apresentarão os seus Projetos na Cerimónia Final. O Júri Final, com base no Relatório Final e na apresentação, selecionará os 3 primeiros classificados.
O Projeto a entregar (inclui o Relatório Final e o Vídeo do Projeto) está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:
1. Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
2. Qualidade do Relatório Final (15%)
3. Originalidade e Inovação (15%)
4. Capacidade Crítica e de Análise (15%)
5. Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
6. Avaliação Global do Projeto (25%)
Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média das notas de cada elemento do Júri de Seleção. A Nota Final de cada Projeto servirá para determinar até 10 Finalistas. Os Projetos Finalistas têm que ter uma avaliação entre 3 e 5. A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
Os Finalistas apresentarão os seus Projetos na Cerimónia Final. O Júri Final, com base no Relatório Final e na apresentação, selecionará os 3 primeiros classificados.
Cerimónia Final
A Cerimónia Final do Prémio FAQtos é uma cerimónia pública, onde os 10 finalistas apresentam os seus trabalhos ao Júri Final. Este júri, com base no Projeto (Relatório Final e Vídeo do Projeto) e na Apresentação efetuada, selecionará os 3 primeiros classificados e distribuirá os prémios.
Previamente às Apresentações, cada equipa terá que afixar um Cartaz (tamanho A0) no átrio da receção com a descrição da equipa e resumo do projeto. O Cartaz não é elemento de avaliação.
A nível de exemplo, apresenta-se abaixo o alinhamento típico.
Alinhamento da Cerimónia Final | |
10h00-12h30 | Registo das Equipas Finalistas (obrigatório)
Afixação pelas Equipas Finalistas dos Cartazes dos seus Projetos Teste às Apresentações |
12h30-14h15 | Almoço |
14h30-14h40 | Abertura da Cerimónia (Coordenador do FAQtos) |
14h40-17h05 | Apresentação dos Projetos por cada uma das Equipas Finalistas |
17h05-17h30 | Lanche |
17h30-18h00 | Atribuição dos Prémios e encerramento |
- As equipas Finalistas apresentarão os seus Projetos na Cerimónia Final, através de uma Apresentação e de um Cartaz.
- O Cartaz, em papel de tamanho A0, deverá apresentar a equipa e um resumo do projeto, e será exposto no átrio da receção, previamente à Apresentação.
- A Apresentação é feita pelos alunos da Equipa.
- A duração máxima da Apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a Apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
- O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
- A estrutura sugerida para a Apresentação deve conter:
- Título do Projeto, identificação da Equipa e da Escola
- Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
- Conclusões
- A Apresentação deve incidir sobre o Projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
- Terminada a Apresentação, o Júri Final pode colocar à equipa questões que considere pertinentes.
- Em conjunto com a Apresentação, podem-se mostrar produtos/protótipos desenvolvidos, indicando previamente na área de trabalho se necessitam de algum meio de suporte (mesa de apoio, cavalete, ponto de luz, acesso à internet, …).
- A Apresentação tem que ser submetida na área de trabalho, preferencialmente em PowerPoint. Se a Apresentação incluir vídeos, estes também têm que ser anexados. Neste caso, deve-se submeter um ficheiro ZIP com a Apresentação e o vídeo.
1. As equipas Finalistas apresentarão os seus Projetos na Cerimónia Final, através de uma Apresentação e de um Cartaz.
2. O Cartaz, em papel de tamanho A0, deverá apresentar a equipa e um resumo do projeto, e será exposto no átrio da receção, previamente à Apresentação.
3. O Cartaz não é elemento de avaliação.
1. A Apresentação é feita pelos alunos da Equipa.
2 . A duração máxima da Apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a Apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
3 . O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
4. A estrutura sugerida para a Apresentação deve ser:
- Capa (Título do Projeto, identificação da Equipa e da Escola)
- Índice (estrutura da apresentação)
- Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
- Apresentação dos Resultados Obtidos
- Conclusões
5. A Apresentação deve incidir sobre o Projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
6. Em conjunto com a Apresentação, a Equipa pode mostrar produtos/protótipos desenvolvidos.
7. As Apresentações dos Projetos deverão ser inseridas na área de trabalho, preferencialmente em formato PowerPoint. Se a apresentação incluir vídeos, estes também têm que ser anexados. Neste caso, deve-se submeter um ficheiro ZIP com a apresentação e o vídeo.
A organização do prémio FAQtos reembolsará todos os finalistas (alunos e professores) das despesas de transporte associadas à sua presença na Cerimónia Final. As despesas serão reembolsadas ao Professor Orientador ou a um aluno representante da Equipa, que para tal deverão seguir as instruções da equipa do FAQtos.
Actividades com o FAQtos
A disponibilização de equipamento de medida de radiofrequências às equipas do prémio está sujeita a confirmação. Os grupos que manifestarem interesse neste empréstimo, terão uma pequena formação no Instituto Superior Técnico/INOV – INESC Inovação, após o que levarão o equipamento para a escola durante um período de tempo a definir. O Professor Orientador assinará um Termo de Responsabilidade relativamente ao equipamento emprestado.
A equipa do FAQtos poderá deslocar-se à Escola e efetuar medidas com o equipamento portátil. Normalmente, estas atividades são acompanhadas de uma sessão de esclarecimento sobre exposição à radiação eletromagnética. As equipas interessadas deverão contactar a equipa do FAQtos através da sua área de trabalho ou do email do faqtos (faqtos@inov.pt), indicando datas preferenciais para a realização destas atividades, para que a equipa do FAQtos consiga verificar as suas disponibilidades.
A equipa do FAQtos poderá deslocar-se à Escola e realizar uma sessão de esclarecimento sobre exposição à radiação eletromagnética. Normalmente, esta atividade é acompanhada de medidas com equipamento portátil. As equipas interessadas deverão contactar a equipa do FAQtos através da sua área de trabalho ou do email do faqtos (faqtos@inov.pt), indicando datas preferenciais para a realização destas atividades, para que a equipa do FAQtos avalie as disponibilidades.