Loading...

O Prémio FAQtos teve a sua primeira edição no ano letivo de 2009/2010!

Aqui ficam os testemunhos de professores e alunos ao longo destas edições.

“A experiência de participar no Prémio FAQtos foi enriquecedora de várias maneiras. Desde o início, fui desafiado a pensar fora da caixa, a estabelecer um objetivo que podia ou não ser atingido e a acreditar em mim mesmo ao lançar-me num projeto ambicioso.
O projeto FAQtos permitiu-me colocar em prática todas as competências e conceitos teóricos outrora aprendidos na escola e a provar que tudo o que aprendemos, afinal serve para alguma coisa. Foi, sem dúvida, um projeto muito enriquecedor na medida em que nos obriga a explorar muitas vezes o desconhecido.
No fim, foi interessantíssimo mostrar todo o trabalho desenvolvido ao longo de meses e ser reconhecido por isso, não só com o prémio, mas com toda a cerimónia que a equipa do FAQtos preparou incansavelmente. De facto, ao longo de toda a jornada, devemos salientar o trabalho da equipa FAQtos que foi muito profissional e sempre muito acolhedores e prestativos.”

Leandro Moreira, Equipa “EsvTech” – Prémio FAQtos 2024

Equipa “EsvTech” | Leandro Moreira e a Profª Florbela Moreira |EBS Vilela, Paredes, Porto

Equipa “OS Radioamadores do AEV” | Hélder Machado, Duarte Lopes, Rúben Lobo, Telmo Vasconcelos, Jordão Dias e a Profª Carina Araújo | EB2,3/S Arcos de Valdevez

“A participação no concurso Faqtos 2024 – O Mundo das RFs, no qual o Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV) participou pela primeira vez, foi extremamente enriquecedora. Alunos do curso profissional técnico de Eletrónica, Automação e Computadores expandiram os seus conhecimentos e aplicaram na prática conceitos importantes.
Este projeto, integrado no plano anual do AEV, dinamizou a escola e fomentou a ligação com a comunidade, estabelecendo novas parcerias. Além disso, contribuiu para a formação de cidadãos responsáveis e interventivos, ao sensibilizar para os efeitos da radiação eletromagnética na saúde.
O concurso também promoveu a colaboração entre alunos de diferentes turmas e cursos, fortalecendo o espírito de equipa. Em resumo, a experiência foi transformadora, enriquecendo a formação dos nossos alunos e a interação com a comunidade. Estamos ansiosos para futuras edições.”

Equipa “OS Radioamadores do AEV” – Prémio FAQtos 2024

“No passado dia 6 de julho de 2024, a equipa ELE22-TEAM1, constituída por alunos do 11º ano do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional de Braga, participou no prestigiado concurso “Faqtos”. A nossa participação decorreu no Instituto Superior Técnico de Lisboa, no Departamento INOV-INESC, e foi uma experiência extraordinariamente enriquecedora para todos os envolvidos. Antes de mais, gostaria de expressar o meu profundo agradecimento à instituição anfitriã, o Instituto Superior Técnico de Lisboa, e em particular ao Departamento INOV-INESC, pela forma calorosa e profissional como nos receberam. Desde a nossa chegada, fomos acolhidos num ambiente extremamente acolhedor e estimulante, propício à partilha de conhecimentos e à troca de experiências. A organização do evento foi exemplar. Cada detalhe foi minuciosamente delineado, garantindo que todas as equipas participantes tivessem as condições necessárias para apresentar os seus projetos da melhor forma possível. O espírito de interajuda foi notório desde o primeiro momento, com voluntários e membros da organização sempre disponíveis para prestar apoio e esclarecer quaisquer dúvidas que pudessem surgir.
O nosso projeto, centrado no mundo das radiofrequências e direcionado para uma equipa de basquetebol de pessoas invisuais, “Basket4all”, despertou grande interesse e gerou discussões produtivas entre os participantes e os membros do júri. A equipa ELE22-TEAM1 demonstrou
conhecimento técnico e científico, fruto do seu empenho e dedicação ao longo do ano letivo. Foi gratificante ver o entusiasmo dos alunos ao explicarem os pormenores do seu trabalho, assim como a curiosidade e o reconhecimento dos presentes.
Gostaria também de destacar o ambiente de camaradagem que se viveu entre todas as equipas concorrentes. Este tipo de eventos é crucial não só para o desenvolvimento académico e profissional dos alunos, mas também para o reforço de valores como a cooperação, a entreajuda e o respeito mútuo.
Em nome da Escola Profissional de Braga, quero deixar um agradecimento especial aos organizadores do concurso “Faqtos” pelo convite e pela excelente oportunidade proporcionada aos nossos alunos. Esta experiência foi, sem dúvida, um marco significativo no percurso educativo dos participantes e contribuiu de forma decisiva para o seu crescimento pessoal e académico. Esperamos poder continuar a participar em futuras edições deste concurso e reiteramos a nossa gratidão pela receção calorosa e pela organização impecável do evento.
Com os melhores cumprimentos,
Rosa Martins”

Profª. Rosa Martins – Prémio FAQtos 2024

Equipa “ELE22Team1” | Duarte Prazeres, Fábio Macedo, Francisco Pires e Simão Campos e a Prof. Rosa Martins |EPB, Braga

Equipa “Cybercrew” | Manuel Barros, Diogo Vasconcelos, Marco Martins, Andrés Afonso, Marco Aguiar e Profª. Teresa Mendonça|ES Francisco Franco, Madeira

Equipa “OS MIRFs” | Ana Mendonça, Carlota Gouveia, Ivan Lima, Érica Gouveia, Salvador Andrade e Profª Teresa Mendonça|ES Francisco Franco, Madeira

“Participo no concurso Prémio FAQtos desde 2013 como professora orientadora e em conjunto com os meus alunos experimentamos uma variedade de vantagens e desvantagens que moldaram a nossa jornada de aprendizagem e de crescimento.
Ao refletir sobre estes anos de desafios e conquistas, reconheço o valor inestimável que a participação neste concurso trouxe às nossas vidas, como indivíduos resilientes, criativos e determinados a enfrentar os desafios futuros.
A participação no concurso proporcionou uma base sólida de conhecimento, habilidades e experiências valiosas.
Bem hajam a todos os meus ex-alunos que aceitaram participar, à minha escola, aos colegas colaborantes, aos patrocinadores nas várias edições e a todo trabalho da Equipa FAQtos pois sem eles nada disto seria possível.”

Profª. Teresa Mendonça – Prémio FAQtos 2024

“Como professora, procuro incentivar os alunos a irem sempre mais além, não ficarem apenas pelas competências e habilidades que o ensino mais formal lhes oferece. Procuro motivá-los a participar, não só neste tipo de prémio, como noutros, desde que o objetivo final seja crescer em conhecimento e enquanto pessoa (atitudes e valores). Julgo que a participação dos alunos em geral, mas  dos surdos em particular, com o apoio das intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, bem como dos professores, neste tipo de iniciativas, é uma mais-valia. Certamente estes momentos ficarão na memória como experiências magnificas de: reflexão, criatividade e construção de conhecimento.
Bem hajam, equipa FAQtos, por nos proporcionarem estes momentos”

Prof. Ilda Costa – Prémio FAQtos 2023

Equipa “Physicalbrothers” – Prémio FAQtos 2023

Equipa “AgroTECH” – Prémio FAQtos 2023

“Desde 2006 que participamos em concursos que implicam a construção de um protótipo e a sua defesa, todos eles a nível nacional. Nem sempre ganhámos prémios, é verdade, mas fazemos a viagem satisfeitos com o nosso desempenho e a refletir no que podemos melhorar. Felicitamos as equipas vencedoras e prometemos voltar no ano seguinte.
Em relação ao concurso Prémio FAQtos, só podemos agradecer a forma cuidada, diria mesmo familiar, como decorre todo o processo. A equipa FAQtos é extraordinária e muito profissional, atenta a todos os pormenores.
Miúdos a defender, com garra, um projeto construído por eles é algo admirável, desenvolvem uma panóplia de competências pessoais, académicas e profissionais que não ficam atrás das necessárias para fazer um exame nacional com sucesso. É fundamental que existam iniciativas como esta, que retiram os alunos da sala de aula e os “lançam aos bichos”, que motivem e os façam pensar qual a melhor maneira de vencer obstáculos, sim! estas coisas das tecnologias nem sempre correm bem 😉.
Um bem-haja à equipa FAQtos.”

Prof. José Carvalho – Prémio FAQtos 2023

“Participo no Prémio FAQtos desde o seu lançamento como avaliador dos trabalhos, tendo colaborado também na sua organização nos primeiros anos. É uma iniciativa onde os alunos são desafiados a desenvolver trabalhos em equipa, fortalecendo novas competências, mas que, acima de tudo, pretende ser uma experiência que os alunos possam recordar como algo inovador que foi pensado e criado pelos próprios.
Tendo já passado mais de uma década desde o seu início, onde milhares de alunos já participaram, mostram bem o sucesso que tem sido esta iniciativa, que espero que continue nos próximos anos …”

Prof. Daniel Sebastião – Prémio FAQtos 2023

“Experiência muito interessante, não só pelo trabalho desenvolvido, mas também pelas competências e conhecimentos que adquirimos e pelos momentos que proporcionou ao grupo. Acho que deveriam valorizar mais os trabalhos teóricos e estes pertencerem ao pódio, pois para os alunos dos Cursos científico-Humanísticos torna-se quase impossível realizarem trabalhos com protótipos. Reforço, que na maioria das escolas, incluindo a minha, os professores não têm horas para desenvolverem projetos com alunos, (muita carolice…).”

Profª Marta Roque – Prémio FAQtos 2021

Equipa “Os ondinhas” – Prémio FAQtos 2021

Equipa “Beyond.FM” – Prémio FAQtos 2021

“Como professor, tento sempre motivar os alunos a pensarem fora da caixa. Assim, eles podem adquirir competências que não estão incluídas no ensino mais formal e o projeto FAQtos é uma excelente oportunidade para colocar os alunos a fazerem essa mesma aquisição, através da realização de projetos muito práticos e que podem ser utilizados pela sociedade. Por esta razão, apenas posso dizer muito bem deste projeto. Tive a oportunidade de trabalhar com os Beyond.FM, um grupo formado por excelentes alunos, que, tenho a certeza, saíram muito mais enriquecidos, quer ao nível do conhecimento, quer ao nível de competências adquiridas. Por último, é de salientar a forma como fomos recebidos e tratados por todos os elementos da organização, que nos fizeram sentir tão bem acolhidos, resultando numa experiência fantástica para todos.”

Prof. Luís Ferreira – Prémio FAQtos 2021

“A participação no concurso Faqtos foi bastante enriquecedora, não só pelo facto de termos aumentado os nossos conhecimentos e os da comunidade escolar relativamente às radiofrequências, mas também por ter permitido o desenvolvimento de várias competências (digitais, interpessoais, …) muito úteis no nosso futuro. E, apesar de não termos ficado no top 3 com o nosso trabalho mais teórico, adorámos a experiência e o ambiente vivido no dia da Cerimónia Final.”

Equipa “Os Ondinhas” – Prémio FAQtos 2021

“O evento Prémio FAQtos sempre nos recebeu bem e nos fez aprender antes da própria vida académica, a importância de se ser conciso, breve e explicito na apresentação de projetos.”

Carolina Soares – Aluna Prémio FAQtos 2015, 2016 e 2017

“O FAQtos faz parte da minha actividade enquanto Professor. Procuro sempre motivar os alunos para que participem, não só neste tipo de prémio, como noutros também, desde que o objetivo final seja sempre crescer e saber mais.”

Prof. Joaquim Almeida – Prémio FAQtos 2014, 2015 e 2017

Profª. Helena Barracosa – Prémio FAQtos 2017

“O papel de um professor não é apenas transmitir e debitar conhecimentos: ele deve investir em conseguir identificar as competências, talentos e a capacidade criativa dos seus alunos. E é isso que acontece com o prémio FAQtos. Recordo o prémio que recebemos em 2017 com o projeto BiSafe e tão bem que fomos acolhidos. Julgo que a participação dos alunos e professores neste tipo de iniciativas é uma mais valia. Tenho a certeza que são sobretudo estes momentos que recordarão mais tarde, enquanto experiencias significativas de aprendizagem.”

“Olá, venho dar o meu parecer sobre a grande iniciativa que é o premio FAQtos, e sensibilizar todos os possíveis participantes que de facto é um projeto bastante enriquecedor tanto para representar a escola que nos dá a possibilidade de participar, como num futuro poder ter como referencia profissional a participação do mesmo. Neste momento frequento o ensino superior, e foi uma ótima oportunidade ter participado com os meus colegas de turma juntamente com o nosso orientador dr. prof. José Carlos Silva, e termos conseguido o segundo lugar com o projeto “EPMS FREQUENCY” em 2017.”

Joaquim Costa – Aluno Prémio FAQtos 2017

“O prémio FAQtos foi, sem dúvida, uma iniciativa que, através de uma abordagem prática, permitiu-me adquirir conhecimentos e competências extremamente úteis para o futuro tanto a nível académico/profissional como pessoal. De entre essas competências destaco a dedicação, o trabalho em equipa e o sentido de responsabilidade.”

Ana Rita Moura – Aluna Prémio FAQtos 2016

“A participação no prémio FAQtos foi uma mais valia a nível educacional e pessoal, fez-me ter a primeira
experiência com o trabalho em equipa e ultrapassar as adversidades juntos. Foi uma experiência que recomendo a
todos os alunos, uma vez que, permite viver momentos de convívio e aprendizagem com outros colegas.”

Rita Santos – Aluna Prémio FAQtos 2016

“O melhor do nosso sistema de ensino está nos dias passados longe dos livros, criando desafios pelo mero prazer de encontrar soluções. O Prémio FAQtos motiva-nos a fazer isso mesmo – passar da teoria à prática, do teste formal para a curiosidade orgânica.”

Nuno Viegas-2016
Foto por “Joana Batista – Fumaça

Nuno Viegas – Aluno Prémio FAQtos 2016

Joâo Barbosa-2016

João Barbosa – Aluno Prémio FAQtos 2016

”Participar no prémio Faqtos foi uma mais-valia para o meu enriquecimento curricular. A experiência de explorar algo relacionado com temas que eram do meu interesse, bem como a existência de momentos de convívio entre colegas no desenvolvimento do trabalho, permitiu bastante crescimento intelectual aliado ao entretenimento.”

“O factos foi o projecto que me preparou para o futuro, trabalhar todos os dias , ultrapassar objectivos e principalmente trabalho em equipa, sozinhos vamos mais rápido mas juntos chegamos mais longe. Se algo foi importante durante o projecto foi perceber que teria desistido muito antes se não fosse o interesse conjunto em chegar mais longe e aprender algo novo por nós próprios. Foi das experiências mais gratificantes do meu percurso escolar tanto pelo desenvolver do projecto como a apresentação em si metendo-nos em posições que nunca estivemos antes e em que nos tivemos de mostrar à altura.”

João Mota – Aluno Prémio FAQtos 2016

Prof. Luis M. Pires – Prémio FAQtos 2015-2019

“O Prémio FAQTOS é uma iniciativa que tem possibilitado aos estudantes e as escolas desenvolver projetos durante todo o ano letivo, promovendo a criatividade, pensamento “fora da caixa” e ligar a necessidade de que temos atualmente de estar “always on” (utilizando as radiofrequências). Para nós INETE e para mim como Professor e Coordenador, tem sido a possibilidade de desenvolver projetos com cariz social grande, sendo praticamente impossível noutro concurso Nacionais. A ligação que os projetos a desenvolver têm de ter as radiofrequências, para além de permitir conhecer a área, permite desenvolver soluções/projetos que motivam rapidamente os alunos. Desde a alguns anos que o Prémio FAQTOS, já faz parte das atividades em cada ano letivo, querendo todos os alunos do curso nele participar. Por fim, uma excelente iniciativa do Prof. Luis M. Correia, por quem tenho imensa estima, e é continuar, que nós continuamos convosco!”

“O prémio FAQTOS é uma excelente oportunidade para aproximar os estudantes e escolas ao pensamento científico e, simultaneamente, promover a divulgação do mundo das radiofrequências com o público em geral. A minha professora de Física e Química desafiou-me a criar uma equipa e participar no projeto. Não me vou esquecer das tardes passadas na escola com os meus colegas a desenvolver ideas, testar equipamento, fazer filmagens, a aprender programação e a preparar a apresentação para o grande dia em Lisboa. A participação neste concurso deu-nos acesso também a um prémio internacional, e acredito que ainda hoje uso competências que aprendi durante o nosso projeto de 2014.”

Zaida Ramos – Aluna Prémio FAQtos 2014

“Os efeitos das radiações eletromagnéticas são um tema perene, transversal e multidisciplinar. O prémio FAQtos conjuga o conhecimento, experimentação, tecnologia e divulgação.”

Prof. Carlos Simões – Prémio FAQtos 2011

2024-07-16T11:52:29+00:00
Go to Top