Motivações
O desenvolvimento das comunicações móveis tem sido excecional, tendo a taxa de penetração ultrapassado há muitos anos 100%, isto é, em média cada pessoa tem mais de um terminal (telefone, tablet, computador portátil, ou outro). A necessidade de responder a esta procura com um aumento da capacidade dos sistemas de comunicações móveis tem levado a uma proliferação de antenas de estação base, especialmente nas zonas de maior densidade populacional.
Surgiu assim na população a preocupação legítima e natural sobre os possíveis efeitos nocivos para a saúde, quer da radiação das antenas das estações base que estão colocadas nos edifícios onde habitam ou trabalham, quer da que é emitida pelos telefones que elas próprias utilizam. A consciencialização pública para este problema tem sido fomentada pelos órgãos de comunicação social, que têm dado muita atenção a este assunto.
Contudo, não é possível fazer uma avaliação objetiva dos riscos sem quantificar os níveis de radiação eletromagnética a que a população é exposta, para poder compará-los com limites de segurança estabelecidos por organismos internacionais de saúde, e por outras organizações acreditadas. O portal do FAQtos fornece esta informação, para além de resultados de medidas efetuadas em locais públicos ao longo do País.
Havendo no INOV – INESC / Instituto Superior Técnico investigação científica ativa sobre este tema, está-se em posição para produzir informação em linguagem acessível que possa contribuir para esclarecer a população sobre os aspetos relevantes da radiação eletromagnética em comunicações móveis, na perspetiva da engenharia.
O conteúdo deste portal inclui as várias atividades desenvolvidas pela equipa do projeto FAQtos, um centro de informação com material acessível à população em geral e à comunidade técnica interessada, bem como o Prémio FAQtos para os estudantes do ensino secundário.
A abordagem do problema da exposição à radiação eletromagnética centra-se na perspetiva de engenharia, que é complementar de uma perspetiva médica do mesmo problema e que excede o objetivo deste portal. Os estudos sobre a radiação eletromagnética estão centrados na vertente das comunicações móveis, abrangendo tanto os telefones móveis, como as antenas de estação base dos sistemas de comunicações móveis das várias gerações, do 2G (GSM) até ao 5G (NR).