Início>Aspetos Gerais que Influenciam os Níveis de Exposição à Radiação

Transmissão descontínua
Os sistemas de comunicações móveis não estão a transmitir em contínuo quando se está a efetuar uma comunicação, apesar de isto ser impercetível para os utilizadores. Isto é feito para que vários utilizadores possam utilizar em simultâneo o mesmo canal de comunicação (cada um transmitindo num intervalo de tempo diferente), aumentando assim a capacidade do sistema (como já foi referido acima), além de aumentar a autonomia da bateria do telefone móvel. Este mecanismo de transmissão descontínua faz com que o nível de emissões médio de um telefone móvel seja menor, pois este só está a emitir em alguns instantes de tempo, não emitindo nos restantes.

Controlo de potência
controlo de potência é um mecanismo utilizado pelos sistemas de comunicações móveis onde a potência de emissão se adapta ao mínimo necessário para estabelecer e manter a ligação. Quando se está a utilizar o telefone móvel para efetuar uma comunicação (por exemplo ao fazer uma chamada), este entra em diálogo com a estação base e em cada momento adapta a sua potência de emissão ao mínimo para conseguir chegar até à estação base (e vice-versa), aumentando a potência de emissão no caso de haver obstáculos no percurso entre o telefone móvel e a estação base ou de aumentar a distância entre ambos, e diminuindo quando acontece a situação oposta.
Ao ser utilizado o controlo de potência, os níveis de exposição vão ser diminuídos, pois o telefone móvel reduz a potência de emissão para o nível mínimo necessário para manter a ligação, diminuindo também assim os fenómenos de interferência e aumentando a própria autonomia da bateria do telefone móvel.

2020-10-20T18:21:21+00:00
Go to Top