Relatórios técnicos do FAQtos
Informações sobre o Grupo e Projeto
Identificação do Grupo: | UNLEASHED |
Escola: | ATEC Palmela – Academia de Formação |
Distrito / Concelho: | Setúbal/Palmela |
Membros: | Rodrigo Dias
Joao Garcia |
Professor orientador: | Joaquim Sapateiro |
Contacto telefónico: | 212107358 |
Título do Projeto: | Mobile House Control |
Descrição do Projeto: | Sistema de vigilancia movel para casa total controlado por telemovel , aplicando a Radio Frequencia |
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SUBMISSÃO
O Relatório de Progresso consiste no preenchimento do formulário disponível oportunamente na vossa área reservada, na pasta “Relatório de Progresso”
Em caso de dúvida, contactar a equipa FAQtos.
AVALIAÇÃO
Os Relatórios de Progresso não são elementos de avaliação, servindo unicamente para a equipa do FAQtos compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio.
A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação das equipas.
SUBMISSÃO
O PROJETO consiste no RELATÓRIO FINAL e no VÍDEO DO PROJETO.
O Relatório Final deve seguir as Regras definidas aqui (consulta o Exemplo) e deve ser submetido na vossa área reservada.
O Nome do Relatório Final deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Relatório Final_”Nome da equipa”
O Vídeo do Projeto deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação estruturada do trabalho desenvolvido pela equipa e do projeto.
O Vídeo deverá ser submetido (usando um endereço GMAIL que deverão facultar à equipa FAQtos previamente à submissão, indicando o nome da Equipa) na pasta partilhada FAQtos, criada para o efeito com o seguinte endereço https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Sesn_6isyczWgIKR9r16yh3cHO2EntJw .
* Também nos poderão fazer chegar o vosso vídeo por email para faqtos@inov.pt ou por Wetransfer, se o mesmo tiver menos de 2GB.
O Nome do Vídeo do Projeto deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Vídeo Projeto_”Nome da equipa”
Para além do Relatório e do Vídeo, a equipa pode enviar também material complementar ao Projeto, como documentos, folheto, imagens, etc.
*A não entrega do Relatório Final e do Vídeo do Projeto implica a desclassificação das equipas.
AVALIAÇÃO
O Projeto a entregar está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média ponderada das notas do Júri de Seleção e servirá para determinar até 10 Finalistas.
Os projetos finalistas têm de ter uma avaliação entre 3 e 5.
A avaliação individual de cada equipa ficará disponível na respetiva área de trabalho, após a Cerimónia Final.
A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
A Cerimónia Final do Prémio FAQtos é uma cerimónia pública, onde os 10 finalistas apresentam os seus trabalhos ao Júri Final. Este júri, com base no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e na apresentação efetuada, selecionará os 3 primeiros classificados.
Alinhamento da Cerimónia
Data: 5 de julho de 2025
Local: Instituto Superior Técnico, em Lisboa
Programa:
12h30 – 14h15 Almoço
14h30 – 14h40 Abertura da Cerimónia
14h40 – 17h05 Apresentação dos Projetos por cada um dos grupos finalistas
17h05 – 17h30 Lanche
17h30 – 18h00 Atribuição dos Prémios
Instruções aos Finalistas
Todos os detalhes sobre a Cerimónia Final (incluindo inscrição, reembolso de despesas de transporte, pagamento de prémios) estarão reunidos no documento de Instruções aos Finalistas (a disponibilizar oportunamente).
O Mapa de acesso à Cerimónia Final está disponível aqui.
Regras das Apresentações
- A apresentação é feita pelos alunos da equipa.
- A duração máxima da apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
- O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
- A estrutura sugerida para a apresentação deve conter:
- Título do Projeto, identificação da equipa e da Escola
- Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
- Conclusões
- A apresentação deve incidir sobre o projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
- Em conjunto com a apresentação, podem-se mostrar produtos/protótipos desenvolvidos, indicando na área de trabalho se necessitam de algum meio de suporte (mesa de apoio, cavalete, ponto de luz, acesso à Internet, …)
- As apresentações dos Projetos deverão ser inseridas na área de trabalho, preferencialmente em formato PowerPoint. Se a apresentação incluir vídeos, eles também têm que ser anexados. Neste caso, usando o mesmo procedimento aquando da submissão dos vídeos de apresentação e projeto (instruções aqui).
Após a entrega dos Projetos, um Júri de Seleção avaliará toda a informação que foi entregue pela equipa ao longo do ano, dando especial atenção ao Relatório Final e ao Vídeo do Projeto. O Júri de Seleção fará a sua avaliação com base numa grelha de avaliação, determinando até 10 finalistas. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
A avaliação individual da equipa estará disponível nesta área de trabalho após a Cerimónia Final.
A avaliação de todas as equipas será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
Informações sobre o Grupo e Projeto
Identificação do Grupo: | Os Surfistas |
Escola: | Escola D.João II |
Distrito / Concelho: | Setúbal/Setúbal |
Membros: | Filipe Rainho
Daniel Rainho Rafael Prazeres Francisco Bárbara |
Professor orientador: | Pedro Manuel Cabrita |
Contacto telefónico: | 965153221 |
Título do Projeto: | Radiofrequências – Pensa Diferente |
Descrição do Projeto: | Somos 5 alunos da escola D.João II (Filipe Rainho, Daniel Rainho, Rafael Prazeres e Francisco Bárbara) com a supervisão e orientação do nosso professor de físico-química (Pedro Cabrita). Pretendemos estudar o efeito das radiofrequências sobre insectos importantes no controlo de pragas agrícolas (joaninhas). Para isso iniciamos a construção de duas biosferas fechadas, nas quais pretendemos monitorizar o desenvolvimento das joaninhas. Numa das biosferas serão expostas a radiofrequências (2,4 GHz) servindo a outra de controlo. Simultaneamente iremos criar e desenvolver um site com o intuito de aprofundar e partilhar os nossos conhecimentos sobre as radiofrequências e os seus efeitos. Pretendemos com este promover a discussão e formar uma consciência cívica sobre este tema. |
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SUBMISSÃO
O Relatório de Progresso consiste no preenchimento do formulário disponível oportunamente na vossa área reservada, na pasta “Relatório de Progresso”
Em caso de dúvida, contactar a equipa FAQtos.
AVALIAÇÃO
Os Relatórios de Progresso não são elementos de avaliação, servindo unicamente para a equipa do FAQtos compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio.
A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação das equipas.
SUBMISSÃO
O PROJETO consiste no RELATÓRIO FINAL e no VÍDEO DO PROJETO.
O Relatório Final deve seguir as Regras definidas aqui (consulta o Exemplo) e deve ser submetido na vossa área reservada.
O Nome do Relatório Final deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Relatório Final_”Nome da equipa”
O Vídeo do Projeto deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação estruturada do trabalho desenvolvido pela equipa e do projeto.
O Vídeo deverá ser submetido (usando um endereço GMAIL que deverão facultar à equipa FAQtos previamente à submissão, indicando o nome da Equipa) na pasta partilhada FAQtos, criada para o efeito com o seguinte endereço https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Sesn_6isyczWgIKR9r16yh3cHO2EntJw .
* Também nos poderão fazer chegar o vosso vídeo por email para faqtos@inov.pt ou por Wetransfer, se o mesmo tiver menos de 2GB.
O Nome do Vídeo do Projeto deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Vídeo Projeto_”Nome da equipa”
Para além do Relatório e do Vídeo, a equipa pode enviar também material complementar ao Projeto, como documentos, folheto, imagens, etc.
*A não entrega do Relatório Final e do Vídeo do Projeto implica a desclassificação das equipas.
AVALIAÇÃO
O Projeto a entregar está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média ponderada das notas do Júri de Seleção e servirá para determinar até 10 Finalistas.
Os projetos finalistas têm de ter uma avaliação entre 3 e 5.
A avaliação individual de cada equipa ficará disponível na respetiva área de trabalho, após a Cerimónia Final.
A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
A Cerimónia Final do Prémio FAQtos é uma cerimónia pública, onde os 10 finalistas apresentam os seus trabalhos ao Júri Final. Este júri, com base no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e na apresentação efetuada, selecionará os 3 primeiros classificados.
Alinhamento da Cerimónia
Data: 5 de julho de 2025
Local: Instituto Superior Técnico, em Lisboa
Programa:
12h30 – 14h15 Almoço
14h30 – 14h40 Abertura da Cerimónia
14h40 – 17h05 Apresentação dos Projetos por cada um dos grupos finalistas
17h05 – 17h30 Lanche
17h30 – 18h00 Atribuição dos Prémios
Instruções aos Finalistas
Todos os detalhes sobre a Cerimónia Final (incluindo inscrição, reembolso de despesas de transporte, pagamento de prémios) estarão reunidos no documento de Instruções aos Finalistas (a disponibilizar oportunamente).
O Mapa de acesso à Cerimónia Final está disponível aqui.
Regras das Apresentações
- A apresentação é feita pelos alunos da equipa.
- A duração máxima da apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
- O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
- A estrutura sugerida para a apresentação deve conter:
- Título do Projeto, identificação da equipa e da Escola
- Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
- Conclusões
- A apresentação deve incidir sobre o projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
- Em conjunto com a apresentação, podem-se mostrar produtos/protótipos desenvolvidos, indicando na área de trabalho se necessitam de algum meio de suporte (mesa de apoio, cavalete, ponto de luz, acesso à Internet, …)
- As apresentações dos Projetos deverão ser inseridas na área de trabalho, preferencialmente em formato PowerPoint. Se a apresentação incluir vídeos, eles também têm que ser anexados. Neste caso, usando o mesmo procedimento aquando da submissão dos vídeos de apresentação e projeto (instruções aqui).
Após a entrega dos Projetos, um Júri de Seleção avaliará toda a informação que foi entregue pela equipa ao longo do ano, dando especial atenção ao Relatório Final e ao Vídeo do Projeto. O Júri de Seleção fará a sua avaliação com base numa grelha de avaliação, determinando até 10 finalistas. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
A avaliação individual da equipa estará disponível nesta área de trabalho após a Cerimónia Final.
A avaliação de todas as equipas será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
Informações sobre o Grupo e Projeto
Identificação do Grupo: | CFD |
Escola: | ATEC Palmela – Academia de Formação |
Distrito / Concelho: | Setúbal/Palmela |
Membros: | Rafael Dores
Rodrigo Rodrigues Tomas Lourenço Andre Pereira |
Professor orientador: | Joaquim Sapateiro |
Contacto telefónico: | 212107367 |
Título do Projeto: | Control fire Drone |
Descrição do Projeto: | Drone com camaera de infravermelhos para control de temperatura de nodo a ser utilizado na prevenção de incendios. O sistema será controlado via RF |
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SUBMISSÃO
O Relatório de Progresso consiste no preenchimento do formulário disponível oportunamente na vossa área reservada, na pasta “Relatório de Progresso”
Em caso de dúvida, contactar a equipa FAQtos.
AVALIAÇÃO
Os Relatórios de Progresso não são elementos de avaliação, servindo unicamente para a equipa do FAQtos compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio.
A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação das equipas.
SUBMISSÃO
O PROJETO consiste no RELATÓRIO FINAL e no VÍDEO DO PROJETO.
O Relatório Final deve seguir as Regras definidas aqui (consulta o Exemplo) e deve ser submetido na vossa área reservada.
O Nome do Relatório Final deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Relatório Final_”Nome da equipa”
O Vídeo do Projeto deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação estruturada do trabalho desenvolvido pela equipa e do projeto.
O Vídeo deverá ser submetido (usando um endereço GMAIL que deverão facultar à equipa FAQtos previamente à submissão, indicando o nome da Equipa) na pasta partilhada FAQtos, criada para o efeito com o seguinte endereço https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Sesn_6isyczWgIKR9r16yh3cHO2EntJw .
* Também nos poderão fazer chegar o vosso vídeo por email para faqtos@inov.pt ou por Wetransfer, se o mesmo tiver menos de 2GB.
O Nome do Vídeo do Projeto deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Vídeo Projeto_”Nome da equipa”
Para além do Relatório e do Vídeo, a equipa pode enviar também material complementar ao Projeto, como documentos, folheto, imagens, etc.
*A não entrega do Relatório Final e do Vídeo do Projeto implica a desclassificação das equipas.
AVALIAÇÃO
O Projeto a entregar está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média ponderada das notas do Júri de Seleção e servirá para determinar até 10 Finalistas.
Os projetos finalistas têm de ter uma avaliação entre 3 e 5.
A avaliação individual de cada equipa ficará disponível na respetiva área de trabalho, após a Cerimónia Final.
A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
A Cerimónia Final do Prémio FAQtos é uma cerimónia pública, onde os 10 finalistas apresentam os seus trabalhos ao Júri Final. Este júri, com base no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e na apresentação efetuada, selecionará os 3 primeiros classificados.
Alinhamento da Cerimónia
Data: 5 de julho de 2025
Local: Instituto Superior Técnico, em Lisboa
Programa:
12h30 – 14h15 Almoço
14h30 – 14h40 Abertura da Cerimónia
14h40 – 17h05 Apresentação dos Projetos por cada um dos grupos finalistas
17h05 – 17h30 Lanche
17h30 – 18h00 Atribuição dos Prémios
Instruções aos Finalistas
Todos os detalhes sobre a Cerimónia Final (incluindo inscrição, reembolso de despesas de transporte, pagamento de prémios) estarão reunidos no documento de Instruções aos Finalistas (a disponibilizar oportunamente).
O Mapa de acesso à Cerimónia Final está disponível aqui.
Regras das Apresentações
- A apresentação é feita pelos alunos da equipa.
- A duração máxima da apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
- O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
- A estrutura sugerida para a apresentação deve conter:
- Título do Projeto, identificação da equipa e da Escola
- Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
- Conclusões
- A apresentação deve incidir sobre o projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
- Em conjunto com a apresentação, podem-se mostrar produtos/protótipos desenvolvidos, indicando na área de trabalho se necessitam de algum meio de suporte (mesa de apoio, cavalete, ponto de luz, acesso à Internet, …)
- As apresentações dos Projetos deverão ser inseridas na área de trabalho, preferencialmente em formato PowerPoint. Se a apresentação incluir vídeos, eles também têm que ser anexados. Neste caso, usando o mesmo procedimento aquando da submissão dos vídeos de apresentação e projeto (instruções aqui).
Após a entrega dos Projetos, um Júri de Seleção avaliará toda a informação que foi entregue pela equipa ao longo do ano, dando especial atenção ao Relatório Final e ao Vídeo do Projeto. O Júri de Seleção fará a sua avaliação com base numa grelha de avaliação, determinando até 10 finalistas. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
A avaliação individual da equipa estará disponível nesta área de trabalho após a Cerimónia Final.
A avaliação de todas as equipas será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
Edição Prémio FAQtos 2016
Vencedores
1ºLUGAR
Nome Equipa: HAS
Alunos: João Mota, Pedro Dionísio, Pedro Neves
Título do Projeto: “Hospital Assistent System”
Orientador: Prof. Luis Miguel Pires
Escola: Escola Profissional Instituto de Educação Técnica, Lisboa

Descrição do Projeto: Pretende-se desenvolver um projeto baseado num sistema embebido, ou seja, um sistema …
2ºLUGAR
Nome Equipa: RADAR
Alunos: Cecília Pato, Ana Bastos, Ana Costa, Juliana Santos, Gonçalo Amador
Título do Projeto: O Radar Meteorológico como detetor de incêndios florestais
Orientador: Profª. Mª Graziela Amaro
Escola: ES/ 3 de Arouca, Aveiro

Descrição do Projeto: Os radares meteorológicos, inicialmente concebidos com fins específicos de monitorar …
3ºLUGAR
Nome Equipa: Sunny Water
Alunos: Nuno Viegas, Nuno Rezendes, Roberto Chaves, Ana Moura, Rita Santos
Título do Projeto: Sistema Autónomo de Rega, Monitorização e Controlo Rádio
Orientador: Prof. Helder Chaves
Escola: Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores

Descrição do Projeto: O projeto (SARMeCR) consiste na criação de um sistema de rega baseado num conjunto …
MENÇÃO HONROSA
Nome Equipa: Drávia
Alunos: Joel Gonçalves, Nuno Nogueira, Ana Engenheiro
Título do Projeto: AD501
Orientador: Profª. Ana Paula Fernandes
Escola: EB2,3/S de Penacova, Coimbra

MENÇÃO HONROSA
Nome Equipa: Smart Snails
Alunos: Matilde Silva, Mariana Garcia, Daniel Soares
Título do Projeto: Influência das RFR no desenvolvimento embrionário do caracol L. stagnalis
Orientador: Prof. Filipe Ressurreição
Escola: ES /3 de Arouca, Aveiro

Informações sobre o Grupo e Projeto
Identificação do Grupo: | RAFCinfães |
Escola: | ES/3 Prof. Doutor Flávio F Pinto Resende |
Distrito / Concelho: | Viseu/Cinfães |
Membros: | Cristiano Pereira
Leonel Silva Tiago Moreira |
Professor orientador: | Luís Marques |
Contacto telefónico: | 962692309 |
Título do Projeto: | Veículo operado por radiofrequência |
Descrição do Projeto: | Construção de um veículo operado por radiofrequências que sirva para várias funções e exploração e aprofundamento do conhecimento das radiofrequências em meio escolar. |
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Mais informações
SUBMISSÃO
O Relatório de Progresso consiste no preenchimento do formulário disponível oportunamente na vossa área reservada, na pasta “Relatório de Progresso”
Em caso de dúvida, contactar a equipa FAQtos.
AVALIAÇÃO
Os Relatórios de Progresso não são elementos de avaliação, servindo unicamente para a equipa do FAQtos compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio.
A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação das equipas.
SUBMISSÃO
O PROJETO consiste no RELATÓRIO FINAL e no VÍDEO DO PROJETO.
O Relatório Final deve seguir as Regras definidas aqui (consulta o Exemplo) e deve ser submetido na vossa área reservada.
O Nome do Relatório Final deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Relatório Final_”Nome da equipa”
O Vídeo do Projeto deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação estruturada do trabalho desenvolvido pela equipa e do projeto.
O Vídeo deverá ser submetido (usando um endereço GMAIL que deverão facultar à equipa FAQtos previamente à submissão, indicando o nome da Equipa) na pasta partilhada FAQtos, criada para o efeito com o seguinte endereço https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Sesn_6isyczWgIKR9r16yh3cHO2EntJw .
* Também nos poderão fazer chegar o vosso vídeo por email para faqtos@inov.pt ou por Wetransfer, se o mesmo tiver menos de 2GB.
O Nome do Vídeo do Projeto deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Vídeo Projeto_”Nome da equipa”
Para além do Relatório e do Vídeo, a equipa pode enviar também material complementar ao Projeto, como documentos, folheto, imagens, etc.
*A não entrega do Relatório Final e do Vídeo do Projeto implica a desclassificação das equipas.
AVALIAÇÃO
O Projeto a entregar está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média ponderada das notas do Júri de Seleção e servirá para determinar até 10 Finalistas.
Os projetos finalistas têm de ter uma avaliação entre 3 e 5.
A avaliação individual de cada equipa ficará disponível na respetiva área de trabalho, após a Cerimónia Final.
A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
A Cerimónia Final do Prémio FAQtos é uma cerimónia pública, onde os 10 finalistas apresentam os seus trabalhos ao Júri Final. Este júri, com base no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e na apresentação efetuada, selecionará os 3 primeiros classificados.
Alinhamento da Cerimónia
Data: 5 de julho de 2025
Local: Instituto Superior Técnico, em Lisboa
Programa:
12h30 – 14h15 Almoço
14h30 – 14h40 Abertura da Cerimónia
14h40 – 17h05 Apresentação dos Projetos por cada um dos grupos finalistas
17h05 – 17h30 Lanche
17h30 – 18h00 Atribuição dos Prémios
Instruções aos Finalistas
Todos os detalhes sobre a Cerimónia Final (incluindo inscrição, reembolso de despesas de transporte, pagamento de prémios) estarão reunidos no documento de Instruções aos Finalistas (a disponibilizar oportunamente).
O Mapa de acesso à Cerimónia Final está disponível aqui.
Regras das Apresentações
- A apresentação é feita pelos alunos da equipa.
- A duração máxima da apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
- O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
- A estrutura sugerida para a apresentação deve conter:
- Título do Projeto, identificação da equipa e da Escola
- Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
- Conclusões
- A apresentação deve incidir sobre o projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
- Em conjunto com a apresentação, podem-se mostrar produtos/protótipos desenvolvidos, indicando na área de trabalho se necessitam de algum meio de suporte (mesa de apoio, cavalete, ponto de luz, acesso à Internet, …)
- As apresentações dos Projetos deverão ser inseridas na área de trabalho, preferencialmente em formato PowerPoint. Se a apresentação incluir vídeos, eles também têm que ser anexados. Neste caso, usando o mesmo procedimento aquando da submissão dos vídeos de apresentação e projeto (instruções aqui).
Após a entrega dos Projetos, um Júri de Seleção avaliará toda a informação que foi entregue pela equipa ao longo do ano, dando especial atenção ao Relatório Final e ao Vídeo do Projeto. O Júri de Seleção fará a sua avaliação com base numa grelha de avaliação, determinando até 10 finalistas. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
A avaliação individual da equipa estará disponível nesta área de trabalho após a Cerimónia Final.
A avaliação de todas as equipas será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.