Radiodifusão
Documentos acerca da exposição a sistemas de radiodifusão.
Título | Decreto-Lei n.º 57/2017, de 9 de junho |
Resumo | Estabelece o regime da disponibilização no mercado, da colocação em serviço e da utilização de equipamentos de rádio, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2014/53/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, relativa à harmonização da legislação dos Estados-Membros respeitante à disponibilização de equipamentos de rádio no mercado |
Fonte | Diário da República – I Série, Nº 112 |
Origem | Portugal |
Autor/Editor | Ministério do Planeamento e das Infraestruturas |
Disponibilidade | Disponível online |
Endereço | https://files.dre.pt/1s/2017/06/11200/0286702887.pdf |
Referência | Decreto-Lei n.º 57/2017, de 9 de junho |
Data | Junho 2017 |
Título | Decreto-Lei n.º 31/2017, de 22 de março |
Resumo | Estabelece as regras aplicáveis à compatibilidade eletromagnética dos equipamentos, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2014/30/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de fevereiro de 2014, relativa à harmonização da legislação dos Estados-Membros respeitante à compatibilidade eletromagnética |
Fonte | Diário da República – I Série, Nº 58 |
Origem | Portugal |
Autor/Editor | Ministério da Economia |
Disponibilidade | Disponível online |
Endereço | https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/decreto-lei/2017-156691473 |
Referência | Decreto-Lei n.º 31/2017, de 22 de março |
Data | Março 2017 |
Informações sobre a Equipa e o Projeto
Identificação da Equipa: As Químicas | |
Escola: EB2,3/S Prof. António da Natividade | |
Distrito / Concelho: Vila Real/Mesão Frio | |
Membros: Ana Rita Bernardo Melo, Francisca Ermida Cabral, Matilde Cardoso Macedo, Margarida Maria da Silva Pereira | |
Professor orientador: Ana Cláudia Ribeiro da Fonseca | |
Contacto telefónico: 916355311 | |
Título do Projeto: “À procura da resposta” | |
Descrição do Projeto: O expositor com a informação relativa às radiofrequências é apresentado com um vídeo onde chegámos à resposta da sua descoberta. |
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Mais informações
SUBMISSÃO
O Relatório de Progresso consiste no preenchimento do formulário disponível oportunamente na vossa área reservada, na pasta “Relatório de Progresso”
Em caso de dúvida, contactar a equipa FAQtos.
AVALIAÇÃO
Os Relatórios de Progresso não são elementos de avaliação, servindo unicamente para a equipa do FAQtos compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio.
A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação das equipas.
SUBMISSÃO
O PROJETO consiste no RELATÓRIO FINAL e no VÍDEO DO PROJETO.
O Relatório Final deve seguir as Regras definidas aqui (consulta o Exemplo) e deve ser submetido na vossa área reservada.
O Nome do Relatório Final deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Relatório Final_”Nome da equipa”
O Vídeo do Projeto deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação estruturada do trabalho desenvolvido pela equipa e do projeto.
O Vídeo deverá ser submetido (usando um endereço GMAIL que deverão facultar à equipa FAQtos previamente à submissão, indicando o nome da Equipa) na pasta partilhada FAQtos, criada para o efeito com o seguinte endereço https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Sesn_6isyczWgIKR9r16yh3cHO2EntJw .
* Também nos poderão fazer chegar o vosso vídeo por email para faqtos@inov.pt ou por Wetransfer, se o mesmo tiver menos de 2GB.
O Nome do Vídeo do Projeto deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2025_Vídeo Projeto_”Nome da equipa”
Para além do Relatório e do Vídeo, a equipa pode enviar também material complementar ao Projeto, como documentos, folheto, imagens, etc.
*A não entrega do Relatório Final e do Vídeo do Projeto implica a desclassificação das equipas.
AVALIAÇÃO
O Projeto a entregar está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média ponderada das notas do Júri de Seleção e servirá para determinar até 10 Finalistas.
Os projetos finalistas têm de ter uma avaliação entre 3 e 5.
A avaliação individual de cada equipa ficará disponível na respetiva área de trabalho, após a Cerimónia Final.
A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.
A Cerimónia Final do Prémio FAQtos é uma cerimónia pública, onde os 10 finalistas apresentam os seus trabalhos ao Júri Final. Este júri, com base no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e na apresentação efetuada, selecionará os 3 primeiros classificados.
Alinhamento da Cerimónia
Data: 5 de julho de 2025
Local: Instituto Superior Técnico, em Lisboa
Programa:
12h30 – 14h15 Almoço
14h30 – 14h40 Abertura da Cerimónia
14h40 – 17h05 Apresentação dos Projetos por cada um dos grupos finalistas
17h05 – 17h30 Lanche
17h30 – 18h00 Atribuição dos Prémios
Instruções aos Finalistas
Todos os detalhes sobre a Cerimónia Final (incluindo inscrição, reembolso de despesas de transporte, pagamento de prémios) estarão reunidos no documento de Instruções aos Finalistas (a disponibilizar oportunamente).
O Mapa de acesso à Cerimónia Final está disponível aqui.
Regras das Apresentações
- A apresentação é feita pelos alunos da equipa.
- A duração máxima da apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
- O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
- A estrutura sugerida para a apresentação deve conter:
- Título do Projeto, identificação da equipa e da Escola
- Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
- Conclusões
- A apresentação deve incidir sobre o projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
- Em conjunto com a apresentação, podem-se mostrar produtos/protótipos desenvolvidos, indicando na área de trabalho se necessitam de algum meio de suporte (mesa de apoio, cavalete, ponto de luz, acesso à Internet, …)
- As apresentações dos Projetos deverão ser inseridas na área de trabalho, preferencialmente em formato PowerPoint. Se a apresentação incluir vídeos, eles também têm que ser anexados. Neste caso, usando o mesmo procedimento aquando da submissão dos vídeos de apresentação e projeto (instruções aqui).
Após a entrega dos Projetos, um Júri de Seleção avaliará toda a informação que foi entregue pela equipa ao longo do ano, dando especial atenção ao Relatório Final e ao Vídeo do Projeto. O Júri de Seleção fará a sua avaliação com base numa grelha de avaliação, determinando até 10 finalistas. Os critérios de avaliação são:
- Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
- Qualidade do Relatório Final (15%)
- Originalidade e Inovação (15%)
- Capacidade Crítica e de Análise (15%)
- Envolvimento com a Escola e outras entidades (15%)
- Avaliação Global do Projeto (25%)
A avaliação individual da equipa estará disponível nesta área de trabalho após a Cerimónia Final.
A avaliação de todas as equipas será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.