Informações sobre a Equipa e o Projeto

Identificação da Equipa: SPAR
Escola: Escola Secundária Francisco Franco
Distrito / Concelho: Madeira/Funchal
Membros: Joana Lopes Monteiro

Luna Beatriz Lopes de Aguiar

Professor orientador: Jorge Miguel Gonçalves Monteiro
Contacto telefónico: 962687554
Título do Projeto: Anxdetect
Descrição do Projeto: A ansiedade é uma doença cada vez mais comum na sociedade em geral e em particular entre os jovens. Para ajudar a prevenir ou a minimizar os impactos dos ataque de ansiedade, pretendemos desenvolver um dispositivo eletrónico adaptável, em formato de colar ou de relógio, que facilite a deteção deste eventos e proporcione auxílio aos utilizador destes dispositivos.
Este dispositivo deverá funcionar baseado em sistemas de microcontroladores e sensores biométricos. Através da comunicação por Bluetooth, quando emparelhado com um smartphone, este dispositivo enviará um conjunto de parâmetros para uma App desenvolvida para o efeito, pelos quais será feita a deteção atempada dos sintomas físicos de um ataque de ansiedade, permitindo o alerta por sms a um contacto definido e a ação de um conjunto de aplicações que poderão permitir o relaxamento e evitar o agravamento destes eventos, como tocar uma lista de reprodução de música que ajude a relaxar, procedimentos pré-gravados para a ajuda no controlo da ansiedade, Aviso de permanência em locais de ruído intenso que pode proporcionar estes eventos de pânico. Alerta para a prática de exercício físico.

Submeter/Consultar ficheiros

Mais informações

Relatório de Progresso2023-11-29T15:22:13+00:00

SUBMISSÃO

O Relatório de Progresso consiste no preenchimento do formulário disponível oportunamente na vossa área reservada, na pasta “Relatório de Progresso”

Em caso de dúvida, contactar a equipa FAQtos.

AVALIAÇÃO

Os Relatórios de Progresso não são elementos de avaliação, servindo unicamente para a equipa do FAQtos compreender se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio.

A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação das equipas.

Projeto (Relatório Final & Vídeo do Projeto)2023-11-29T15:49:04+00:00
SUBMISSÃO

O PROJETO consiste no RELATÓRIO FINAL e no VÍDEO DO PROJETO.

O Relatório Final deve seguir as Regras definidas aqui (consulta o Exemplo) e deve ser submetido na vossa área reservada.

O Nome do Relatório Final deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2024_Relatório Final_”Nome da equipa”

O Vídeo do Projeto deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação estruturada do trabalho desenvolvido pela equipa e do projeto.

O Vídeo deverá ser submetido (usando um endereço GMAIL que deverão facultar à equipa FAQtos previamente à submissão, indicando o nome da Equipa) na pasta partilhada FAQtos, criada para o efeito com o seguinte endereço https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Sesn_6isyczWgIKR9r16yh3cHO2EntJw .

*  Também nos poderão fazer chegar o vosso vídeo por email para faqtos@inov.pt ou por Wetransfer, se o mesmo tiver menos de 2GB.

O Nome do Vídeo do Projeto deverá ter o seguinte formato: Prémio FAQtos 2024_Vídeo Projeto_”Nome da equipa”

Para além do Relatório e do Vídeo, a equipa pode enviar também material complementar ao Projeto, como documentos, folheto, imagens, etc.

*A não entrega do Relatório Final e do Vídeo do Projeto implica a desclassificação das equipas.

AVALIAÇÃO

O Projeto a entregar está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5. Os critérios de avaliação são:

  1. Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
  2. Qualidade do Relatório Final (15%)
  3. Originalidade e Inovação (15%)
  4. Capacidade Crítica e de Análise (15%)
  5. Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
  6.  Avaliação Global do Projeto (25%)

Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média ponderada das notas do Júri de Seleção e servirá para determinar até 10 Finalistas.

Os projetos finalistas têm de ter uma avaliação entre 3 e 5.

A avaliação individual de cada equipa ficará disponível na respetiva área de trabalho, após a Cerimónia Final.

A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.

Cerimónia Final2023-11-29T15:41:15+00:00

A Cerimónia Final do Prémio FAQtos é uma cerimónia pública, onde os 10 finalistas apresentam os seus trabalhos ao Júri Final. Este júri, com base no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e na apresentação efetuada, selecionará os 3 primeiros classificados.

Alinhamento da Cerimónia
Data: 6 de julho de 2024
Local: Instituto Superior Técnico, em Lisboa
Programa:
12h30 – 14h15 Almoço
14h30 – 14h40 Abertura da Cerimónia
14h40 – 17h05 Apresentação dos Projetos por cada um dos grupos finalistas
17h05 – 17h30 Lanche
17h30 – 18h00 Atribuição dos Prémios

Instruções aos Finalistas

Todos os detalhes sobre a Cerimónia Final (incluindo inscrição, reembolso de despesas de transporte, pagamento de prémios) estarão reunidos no documento de Instruções aos Finalistas (a disponibilizar oportunamente).

O Mapa de acesso à Cerimónia Final está disponível aqui.

Regras das Apresentações

  1. A apresentação é feita pelos alunos da equipa.
  2. A duração máxima da apresentação é impreterivelmente de 10 minutos. Aconselha-se que a apresentação seja previamente treinada, para que este intervalo de tempo seja rigorosamente cumprido.
  3. O tamanho mínimo da fonte utilizada é Arial 28 pt (ou semelhante).
  4. A estrutura sugerida para a apresentação deve conter:
    • Título do Projeto, identificação da equipa e da Escola
    • Descrição do Projeto (identificar claramente o trabalho desenvolvido e o produto final)
    • Conclusões
  5. A apresentação deve incidir sobre o projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.
  6.  Em conjunto com a apresentação, podem-se mostrar produtos/protótipos desenvolvidos, indicando na área de trabalho se necessitam de algum meio de suporte (mesa de apoio, cavalete, ponto de luz, acesso à Internet, …)
  7. As apresentações dos Projetos deverão ser inseridas na área de trabalho, preferencialmente em formato PowerPoint. Se a apresentação incluir vídeos, eles também têm que ser anexados. Neste caso, usando o mesmo procedimento aquando da submissão dos vídeos de apresentação e projeto (instruções aqui).
Avaliação2023-12-04T10:49:36+00:00

Após a entrega dos Projetos, um Júri de Seleção avaliará toda a informação que foi entregue pela equipa ao longo do ano, dando especial atenção ao Relatório Final e ao Vídeo do Projeto. O Júri de Seleção fará a sua avaliação com base numa grelha de avaliação, determinando até 10 finalistas. Os critérios de avaliação são:

  1. Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
  2. Qualidade do Relatório Final (15%)
  3. Originalidade e Inovação (15%)
  4. Capacidade Crítica e de Análise (15%)
  5. Envolvimento com a Escola e outras entidades (15%)
  6. Avaliação Global do Projeto (25%)

A avaliação individual da equipa estará disponível nesta área de trabalho após a Cerimónia Final.

A avaliação de todas as equipas será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.

2022-01-12T10:56:12+00:00
Go to Top