Prémio FAQtos2020 CANCELADO
Caros alunos membros das equipas concorrentes ao Prémio FAQtos 2020,
Caros colegas orientadores das equipas concorrentes ao Prémio FAQtos 2020,
Em primeiro lugar, espero que estejam todos bem, assim como as vossas famílias.
O Prémio FAQtos, na sua globalidade, já existe há uma dezena de anos, e tem conseguido manter o interesse da comunidade de alunos do Ensino Secundário, nas suas várias vertentes. Atualmente, vivemos tempos difíceis e de grande incerteza. Este ano letivo, quando o Prémio foi lançado, estávamos longe de imaginar o que viríamos a viver nos dias de hoje.
Como muitas das atividades e eventos programados para os próximos meses, também a realização do Prémio FAQtos, e consequentemente a apresentação dos trabalhos finalistas num dia em que todas as equipas vêm ao Técnico, tem vivido numa enorme incerteza. A decisão de manter, adiar ou cancelar o Prémio FAQtos deste ano é sempre difícil. Por um lado, existem equipas que trabalharam arduamente para apresentar um trabalho a concurso, e que ficarão muito frustradas com o cancelamento. Por outro lado, também existem equipas que, devido às restrições impostas pelo Estado de Emergência, não tiveram condições para concretizar o trabalho a que se propuseram e que gostariam de ter feito. Adicionalmente, só faz sentido realizar a apresentação dos trabalhos finalistas se forem cumpridas as regras de segurança e isolamento social atualmente em vigor.
No momento atual, e nos próximos tempos, o nível de incerteza vai continuar elevado e, mesmo depois de terminado o Estado de Emergência, vamos continuar a ter inúmeras restrições no que se refere a juntar pessoas numa sala. Não quisemos tomar uma decisão antes de terminado o Estado de Emergência, na esperança de termos condições para continuar com o concurso.
Assim, depois de ponderados todos os prós e contras, decidiu-se cancelar o Prémio FAQtos deste ano.
Para as equipas de alunos do 12º ano, desejo-vos que terminem com sucesso o Ensino Secundário, e que tenham muito sucesso no Ensino Superior ou nas vossas carreiras profissionais. Para as equipas de alunos do 10º e 11º anos, desejo-vos que mantenham o interesse no Prémio FAQtos, e que resubmetam no próximo ano os vossos trabalhos a concurso; todos esperamos que a normalidade a que estávamos habituados regresse rapidamente.
Fiquem bem.
Cumprimentos,
Luis M. Correia
(Coordenador do FAQtos)