Início>Sem categoria>Prémio FAQtos – Administração

Prémio FAQtos

Resumo do Processo2020-06-26T13:52:36+00:00

CANDIDATURA

Os candidatos preenchem o formulário de candidatura.

CANDIDATURAS APROVADAS

A Equipa FAQtos avalia as candidaturas e deve ser criada a estrutura necessária para cada Equipa aprovada, bem como Professor Orientador, Júri Seleção e Juri Final.

EQUIPA FAQtos

A Equipa FAQtos cria a estrutura necessária para o Prémio e para cada Equipa participante.

EQUIPA (ALUNOS)

Após login, os alunos da Equipa acedem a sua Área Reservada, onde podem carregar ficheiros, alterar a palavra-passe, ver as avaliações e outras informações disponibilizadas nesta área.

PROFESSOR ORIENTADOR

Após login, os Professores Orientadores acedem a sua Área Reservada, onde podem consultar ficheiros, alterar a palavra-passe, ver as avaliações e outras informações disponibilizadas nesta área.

JÚRI SELEÇÃO

Após login, os Júris Seleção acede a sua Área Reservada, onde podem consultar ficheiros, alterar a palavra-passe, fazer e ver as avaliações e outras informações disponibilizadas nesta área.

JÚRI FINAL

Após login, o Júri Final acede a sua Área Reservada, onde pode consultar ficheiros, alterar a palavra-passe, fazer e ver as avaliações e outras informações disponibilizadas nesta área.

A Candidatura no Prémio FAQtos

Descrição2020-06-26T14:12:49+00:00
  • A página onde está o formulário é esta.
  • Não é necessário login para aceder esta página
  • Os administradores receberão um email para cada inscrição com todas as informações preenchidas no formulário.
  • Os dados preenchidos podem ser exportados para um ficheiro excel.

Procedimentos

  • No backoffice da página candidatura, deverá atualizar a data em que o formulário fica visível.
    • No Container do texto, clicar no ícone em forma de lápis e editar a data que ele deverá ficar visível
  • No backoffice da página candidatura, deverá atualizar a mensagem informativa sobre o texto que considerar relevante, como por exemplo início da candidatura.
    • No bloco de texto, clicar no ícone em forma de lápis e editar o texto.
  • No backoffice da página candidatura, deverá atualizar a data em que o formulário deixa de ficar visível.
    • No Container do formulário, clicar no ícone em forma de lápis e editar a data que ele deverá deixar de ficar visível.

Candidaturas aprovadas

A Equipa FAQtos avalia as candidaturas e deve ser criada a estrutura necessária para cada Equipa aprovada, bem como Professor Orientador, Júri Seleção e Juri Final.

Exportar Candidaturas2020-06-26T14:26:08+00:00

Para exportar todos os preenchimentos de candidatura, clicar aqui, e onde diz ‘Ver todos os canais’ selecione ‘Candidatura’, e clicar em Exportar.

Estrutura necessária para cada novo Prémio FAQtos e cada nova Equipa participante aprovada

Para cada novo Prémio FAQtos, e para cada nova Equipa participante aprovada para participar no concurso, deverão ser criados os seguintes elementos:

1. Criação das Pastas2020-06-24T15:41:36+00:00

Para que os ficheiros sejam inseridos e consultados, cada Equipa participante deverá ter uma pasta com o seu nome, e as sub-pastas ‘Relatório de Progresso’ e ‘Relatório Final’.

Seguem os passos para a criação das pastas no início do Prémio de um determinado ano.

  1. Criar a pasta ‘premio-faqtos-2021’.
    Sugerimos colocar o ano, para diferenciar dos Prémios dos anos seguintes.

Nota: Não é recomendado ter espaços, acentos, caraceteres especiais e letras maiúsculas nos nomes das pastas. Também é preferível hífen (-) ao invés de underscore (_).

  • Clicar na opção ‘Criação de Pastas’
  • Clicar com o botão direito do rato na pasta ‘wp-content’.
  • Uma nova pasta será criada com o nome NewFolder. Esta pasta deve ser renomeada para o nome escolhido, que sugerimos acima ‘Premio-FAQtos-2021’.
  1. Criar as pastas de cada Equipa participante.

O processo é o mesmo da criação da pasta anterior, entretanto a pasta que deve ser selecionada é a pasta ‘premio-faqtos-2021’.

  • Clicar com o botão direito do rato na pasta ‘premio-faqtos-2021’.
  • Uma nova pasta será criada com o nome NewFolder. Esta pasta deve ser renomeada para o nome escolhido, por exemplo ‘equipa-1’.
  • A pasta de cada Equipa precisa ter as sub-pastas ‘Relatório de Progresso’ e ‘Relatório Final’. O processo é o mesmo.
    Clicar com o botão direito do rato na pasta da Equipa, por exemplo ‘equipa-1’.
  • Uma nova pasta será criada com o nome NewFolder. Esta pasta deve ser renomeada para o nome ‘Relatório de Progresso’.
  • Repetir o processo para a pasta ‘Relatório Final’
2. Criação dos Perfis2020-06-24T16:27:50+00:00

Um Perfil é um nível de acesso à informações e permissões específicas.

Neste caso também equivale ao utilizador, seja ele da Equipa, um Professor Orientador ou um membro do Juri. Portanto é necessário criar um Perfil para cada um destes utilizadores.

No menu lateral do site, clicar na opção ‘Membership Pro Ultimate WP’

  1. Clicar em ‘Add New Level’ e preencher

Level Slug: nome do Perfil – sem acentos, espaços (sugerimos hífens) e caracteres espciais.

Level Label: nome do Perfil – aqui sim, com espaços e acentos

Colocar a data até quando este Perfil poderá aceder à sua área reservada.

  1. Clicar em ‘Save Level’.

Além dos perfis que devem ser criados, os seguintes Perfis gerais já estão criados para acesso à informações e permissões comuns a todos os utilizadores de cada um destes grupos. Mais à

Um exemplo, que veremos mais à frente em detalhe é o texto de introdução que aparece para todos os alunos, ou para todos os professores orientadores.

Alunos

Professores Orientadores

Júris Seleção

Júri Final

3. Criação de Utilizadores2020-06-24T16:37:26+00:00

Todas as pessoas que terão acesso ao Prémio devem ser ter utilizadores.

Estes utilizadores irão aceder às informações e terão permissões que os perfis, criados anteriormente, permitirem. Por isso, cada utilizador deverá ser associado aos respetivos perfis.

Utilizadores Alunos

Por definição da FAQtos, todos os membros de uma Equipa irão aceder ao Prémio com o mesmo utilizador. Portanto, só é necessária a criação de um utilizador no nível de Aluno, por Equipa.

  1. Clicar na opção Criação de Utilizadores na página de administração do Prémio FAQtos
  1. Clicar em ‘Add New User’
  2. Preencher os campos

Username

Email

First Name

Last Name

Password

Confirm Password

WP Role: não alterar

Select Level: Selecionar o Perfil ‘Alunos’ e também o Perfil criado no passo anterior, para esta Equipa.

Nota: o Perfil ‘Alunos’ deve sempre ser adicionado para todos os utilizadores que representam a Equipa, pois ele permite o acesso à informações comuns a todos os alunos de todas as equipas.

Utilizadores Professores Orientadores

Seguir o mesmo procedimento da criação de Utilizadores Alunos, exceto no campo Select Level.

Select Level: Selecionar o Perfil ‘Professores Orientadores’ e também o Perfil criado no passo anterior, para esta Equipa.

Nota: o Perfil ‘Professores Orientadores’ deve sempre ser adicionado para todos os utilizadores que sejam Professores Orientadores, pois ele permite o acesso à informações comuns a todos deste perfil.

Utilizadores Júris Seleção

Seguir o mesmo procedimento da criação de Utilizadores Alunos, exceto no campo Select Level.

Select Level: Selecionar o Perfil ‘Júris Seleção’e também o Perfil criado no passo anterior, para esta Equipa.

Nota: o Perfil ‘Júris Seleção’ deve sempre ser adicionado para todos os utilizadores que sejam Júris Seleção, pois ele permite o acesso à informações comuns a todos deste perfil.

4. Criação da Página de Equipa2020-08-05T09:36:18+00:00

Cada Equipa deve ter uma página com as informações e ações necessárias ao Prémio.

Os outros perfis também irão aceder a esta página com determinas permissões.

Existe uma página Template, que deve ser copiada para a criação de cada nova Equipa.

  1. Clicar na opção ‘Criação da Página de Equipa’
  2. A página Template será exibida
  3. Clicar, na barra superior, em ‘Copiar para Rascunho’
  4. Uma nova página será criada, com o memso conteúdo da página Template
  5. Alterar o nome da página para o nome da Equipa. Para ficar mais fácil de encontrar as páginas, a cada ano, sugerimos colocar no início algo como ‘FAQtos 2021 – Nome da Equipa’, mas é só uma sugestão.
  6. Abaixo do nome da página, verá o URL desta nova página. Para que fique correto, deverá clicar em editar, limpar o campo, e clicar em ok.
  7. Na lateral direita da página, devem ser informados os perfis que podem acedê-la.
    – selecionar ‘Show Page Only’
    – selecionar todos os perfis permitidos para esta equipa, ou seja, o perfil da equipa, do professor orientador, do júri seleção e do júri.
  8. Esta página é composta de vários blocos, que estão com os mesmos nomes que utilizamos aqui, para facilitar o entendimento.

Containers

  • Nome da Equipa

O nome da Equipa – que é o nome da página, é colocado automaticante.

  • Mensagem comum a todos os alunos

Esta é a mensagem comum a todos os alunos. É a mensagem que é exibida através do perfil ‘Alunos’. Se for feita uma alteração em qualquer uma das páginas de Equipa, fica também alterado em todas as outras páginas de Equipa.

  • Mensagem comum a todos os Professores Orientadores

Esta é a mensagem comum a todos os Professores Orientadores. É a mensagem que é exibida através do perfil ‘Professores Orientadores’. Se for feita uma alteração em qualquer uma das páginas de Equipa, fica também alterado em todas as outras páginas de Equipa.

  • Mensagem comum a todos os Júris de Seleção

Esta é a mensagem comum a todos os Júris de Seleção. É a mensagem que é exibida através do perfil ‘Júris de Seleção’. Se for feita uma alteração em qualquer uma das páginas de Equipa, fica também alterado em todas as outras páginas de Equipa.

  • Mensagem comum a todos os Júris Finais

Esta é a mensagem comum a todos os Júris Finais. É a mensagem que é exibida através do perfil ‘Júris Finais’. Se for feita uma alteração em qualquer uma das páginas de Equipa, fica também alterado em todas as outras páginas de Equipa.

  • Informações sobre o Grupo e Projeto (atualizar tabela)

Nesta área são apresentadas algumas informações que foram preenchidas no formulário de candidatura. A equipa FAQtos deve copiar e colar estas informações aqui.

  • Gestor de Ficheiros (atualizar apenas o PATH para cada equipa)

Esta área exibe o gestor de ficheiros.
É necessário alterar o caminho da pasta para a pasta criada para esta equipa.

Existe o código:

[ file_manager_advanced login=”yes” roles=”editor,administrator” path=”/wp-content/premio-faqtos-2021/equipa-1” hide=”plugins” operations=”download,upload” view=”grid” theme=”light” lang =”en”][/ihc-hide-content]

Só onde está a bold é que deve ser alterado para o nome da pasta criada para esta equipa.

Atenção: este código existe duas vezes neste bloco. Um permite carregar ficheiros, e outro não. A alteração tem que ser feita nos dois códigos.

DATA PERMITIDA: neste bloco também é necessário editar e informar até que data os ficheiros podem ser carregados.
– Clicar no ícone de lápis no container e informar a data até quando os ficheiros podem ser carregados.

  • Formulário Para Avaliação (um por Júri)

Deve ser criado um formulário para cada Júri.
Existe um formulário template para ser copiado e alterado com as devidas informações.
Clicar aqui para ver a lista de formulários.

    • Duplicar o formulário ‘FAQtos – Template – Avaliação’
    • Alterar o nome do formulário. Sugerimos adicione o nome do Júri.
    • Logo abaixo do nome, verá o ‘id’ do formulário. Este ID deverá ser informado no código na página da Equipa.
      Exemplo: [ contact-form-7 id=”7196” title=”Avaliação – Nome do Juri”]
    • Se já existe um formulário criado para este Juri, não é necessário criar um formulário novo, mas é necessário consultar o id do formulário.
    • Neste Container (Formulário Para Avaliação), nesta página, o código do formulário deverá ser alterado para o id do formulário do Juri desta Equipa.
    • Para garantir que cada Júri só vê o seu formulário correspondente, é necessário que o id do Perfil do Júri (diferente do id do formulário) seja informado no código também.
    • Para obter o id do Perfil do Juri, clique aqui para ver os Perfis e respetivos ids.
      Exemplo:[ ihc-level-link id=12]Your Content Here[/ihc-level-link]
    • Segue um exemplo do código completo, onde o id 12 é o id do Perfil do Júri, e o id 7196 é o id do formulário.[ ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”12” ihc_mb_template=”-1″ ]

      Avalie aqui esta equipa

      [ contact-form-7 id=”7196“] [/ihc-hide-content]

    • Este bloco de código deverá ser duplicado e alterado para todos os Júris desta Equipa, da mesma forma.
      Exemplo:[ ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”12” ihc_mb_template=”-1″ ]

      Avalie aqui esta equipa

      [ contact-form-7 id=”7196“] [/ihc-hide-content] [  ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”99” ihc_mb_template=”-1″ ]

      Avalie aqui esta equipa

      [ contact-form-7 id=”7989“] [/ihc-hide-content]

  • Avaliação – Resultados (atualizar IDs para cada equipa)
    Para visualizar a última avaliação de cada Júri, é necessário colocar o seguinte código.
    Dentro deste código deve ser colocado o nome do Júri, nome da Equipa (exatamente igual ao nome da página) e o id do formulário de cada Júri.Para garantir que cada Júri só vê as suas avaliações, é necessário que o id do Perfil do Júri (diferente do id do formulário) seja informado no código também.

    Para obter o id do Perfil do Juri, clique aqui para ver os Perfis e respetivos ids.

    Nota: caso os alunos, professores orientadores e júri final também tenham que ver as avaliações, devem ser inseridos os respetivos códigos de perfis genéricos, que são 10, 11 e 13 respetivamente.
    Exemplo:

    Exemplo completo:[ ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”10,11,13,16″ ihc_mb_template=”-1″ ] < div class=”containertabela” >
    < h4>Avaliação do Marcelo Rebelo (juri de selecao)</h4>[ acf7db search=’Equipa Teste’ class=’tabavaliacao’ form_id=’7297′ show=’7297.Tema, 7297.Originalidade, 7297.Relatorio, 7297.Capacidade, 7297.Envolvimento, 7297.Global, 7297.Total, 7297.Comentario’] < /div>[ /ihc-hide-content]

  • Mais Informações (FAQ)
    As informações desta área estão criadas como FAQs.
    Estas FAQs podem ser alteradas aqui.
5. Atribuição de acesso à Área Reservada2020-06-24T17:34:30+00:00

Após a criação dos perfis, utilizadores e página da Equipa, podemos associá-los à sua Área Reservada.

  1. Clicar na opção ‘Atribuição de acesso à Área Reservada’
  2. Navegar na página até chegar na opção ‘Menu Tabs’
  3. Nesta área temos o seguinte código:

[ fusion_button link=”/faqtos-template-equipas/” target=”_blank”]Equipa 1[/fusion_button ]

Este é um código para transformar em formato de botão a informação ‘Equipa 1’, e o seu respetivo link (ambos em bold aqui para demonstração).

Copiar este código completo para um novo e fazer as alterações abaixo.

No link ‘”/faqtos-template-equipas/”’, deve ser colocado o link da página da Equipa, que é o nome da página sem caracteres especiais, e com hífens no local de espaços. Pode ser feito um copy/paste aqui.

No nome do botão ‘Equipa 1’ deve ser colocado o nome da Equipa.

  1. Depois de alterado, selecionar este código todo, para dar permissão aos perfis que podem aceder à esta Equipa.

Exemplo:

– selecionar o código

– clicar no botão vermelho ‘MP Locker’, escolher ‘Show Content Only For’

– escolher os perfis

Equipa, Professor Orientador desta Equipa, Júri Seleção desta Equipa e Júri Final.

6. Envio de acesso aos Utilizadores2020-06-24T16:40:26+00:00

Durante a criação dos utilizadores, nenhuma informação de acesso é automaticamente enviada para os mesmos.

O envio de acesso aos utilizadores, deve ser feito pelo Mailchimp.

Nota: Iremos acrescentar aqui os detalhes da utilização do Mailchimp.

Participantes no Prémio FAQtos

Descrição2020-06-26T15:52:52+00:00

Tanto os participantes, sejam Alunos, Professores Orientadores, Júri Seleção ou Júri Final, fazem login e acedem à sua Área Reservada.

Em função de toda a estrutura criada e descrita anteriormente, cada utilizador terá acesso à determinadas Equipas, informações e ações.

Os utilizadores que tem acesso à mais de uma Equipa, verão botões com o nome de cada Equipa na sua Área Reservada.

ALUNOS

  • Os alunos devem clicar nos respetivos ícones para carregar ou apagar ficheiros.
  • Se os ficheiros forem carregados com o mesmo nome, substituem os ficheiros anteriormente carregados, ficando apenas a última versão.
  • Se forem necessárias as várias versões dos ficheiros, devem ser carregadas com nomes diferentes.
  • Os alunos deixam de conseguir aceder carregar ficheiros em data previamente configurada.

JÚRI SELEÇÃO

  • O Júri Seleção deixa de conseguir entregar avaliações em data previamente configurada.
2020-06-29T11:37:45+00:00
Go to Top