FAQTOS
 
 

O FAQtos tem como objetivo disponibilizar publicamente informação relevante sobre radiação electromagnética em comunicações móveis...

 

objetivo

O FAQtos desenvolvido no INOV - INESC Inovação/Instituto Superior Técnico, tem como objetivo disponibilizar publicamente informação relevante sobre radiação eletromagnética em comunicações móveis:

 

1. Conceitos relacionados com ondas eletromagnéticas, limites de exposição conhecidos, bibliografia, referências pertinentes, etc.


2. Resultados de medidas efetuadas pela equipa do projeto junto de antenas de Estação Base em locais públicos escolhidos ao longo do País.


3. Palestras e ações públicas de informação, de forma a esclarecer a população. Estas são feitas principalmente em unidades de saúde e estabelecimentos de ensino, ou em colaboração com as Câmaras Municipais.

motivações

O desenvolvimento das Comunicações Móveis nos últimos anos tem sido excecional, tendo a taxa de penetração de telefones móveis atingido 158,3 % da população portuguesa (2º trimestre 2015, ANACOM). A necessidade de responder a esta procura crescente com um aumento da capacidade dos sistemas de comunicações móveis tem levado a uma proliferação de antenas de Estação Base, especialmente nas zonas de maior densidade populacional.
 
Decorre do atrás exposto, que surgiu no público a preocupação legítima e natural sobre os possíveis efeitos nocivos para a saúde, em consequência, quer da radiação das antenas que estão colocadas nos edifícios onde habitam ou trabalham, quer da que é emitida pelos telefones que elas próprias utilizam. A consciencialização pública para este problema tem sido fomentada pelos órgãos de comunicação social, que têm dado muita atenção a este assunto.
 
Mas não é possível fazer uma avaliação objetiva dos riscos sem quantificar os níveis de radiação eletromagnética a que a população é exposta, para poder compará-los com limites de segurança estabelecidos por organismos internacionais de saúde, e por outras organizações acreditadas. O portal do FAQtos fornece esta informação, disponibilizando resultados de medidas efetuadas em locais públicos ao longo do País.
 
Por outro lado, havendo no INOV – Inesc Inovação investigação científica ativa sobre este tema, este está em posição para produzir informação em linguagem acessível que possa contribuir para esclarecer a opinião pública sobre os aspetos relevantes da radiação eletromagnética em comunicações móveis, na perspetiva da engenharia.

O conteúdo deste portal inclui as várias atividades desenvolvidas pela equipa do projeto FAQtos, um centro de informação com material acessível ao público em geral e à comunidade técnica interessada, bem como o portal do Prémio FAQtos.

 

Neste portal, a abordagem do problema da exposição à radiação eletromagnética centra-se na perspetiva de engenharia, que é complementar de uma perspetiva médica do mesmo problema, mas que excede o objetivo do portal. Os estudos sobre a radiação eletromagnética estão centrados na vertente das Comunicações Móveis, abrangendo tanto os telefones móveis, como as antenas de estação base dos sistemas GSM e UMTS.


destaques

12.09.2017

Nova Edição do Prémio FAQtos: "A Sociedade e as RF 2018"!!!

O Prémio FAQtos é um concurso, de âmbito (…)

Ver mais

12.09.2017

Prémio FAQtos 2018: Começa já o teu Projeto!!

(…)

Ver mais

26.07.2017

Prémio FAQtos 2018!!!

Fiquem atentos pois, em breve, teremos novidades.... (…)

Ver mais