Relatórios técnicos da Exposição à Radiação Proveniente de Antenas de Terminais Móveis

Edição Prémio FAQtos 2020

O Prémio FAQtos 2020 foi cancelado devido à Pandemia COVID-19.

No entanto queremos lembrar a dedicação das equipas e dar reconhecimento ao seu trabalho.

Aqui ficam os videos de apresentação enviados pelas equipas ao prémio FAQtos 2020!

Pentágono

A invisibilidade que nos afeta

Escola Básica e Secundária da Povoação, Açores, Povoação

The Challengers

Desafiando o tempo com as radiofrequências

Escola Secundária Francisco Franco, Funchal, Madeira

Tiago Ferreira Tiago Coelho

Disco externo por bluetooth e cabo

Instituto Nun’ Alvres, Porto, Santo Tirso

TechnoApito

Beep Beep

Instituto Nun’ Alvres, Porto, Santo Tirso

P.I.H

Better Trash

Instituto Nun’ Alvres, Porto, Santo Tirso

Os Surfistas

Rádio Frequências – Pensa diferente

ES/3 de D. João II, Setúbal

O Prémio FAQtos teve a sua primeira edição no ano letivo de 2009/2010!

Aqui ficam os testemunhos de professores e alunos ao longo destas edições.

“O evento Prémio FAQtos sempre nos recebeu bem e nos fez aprender antes da própria vida académica, a importância de se ser conciso, breve e explicito na apresentação de projetos.”

Carolina Soares – Aluna Prémio FAQtos 2015, 2016 e 2017

“Olá, venho dar o meu parecer sobre a grande iniciativa que é o premio FAQtos, e sensibilizar todos os possíveis participantes que de facto é um projeto bastante enriquecedor tanto para representar a escola que nos dá a possibilidade de participar, como num futuro poder ter como referencia profissional a participação do mesmo. Neste momento frequento o ensino superior, e foi uma ótima oportunidade ter participado com os meus colegas de turma juntamente com o nosso orientador dr. prof. José Carlos Silva, e termos conseguido o segundo lugar com o projeto “EPMS FREQUENCY” em 2017.”

Joaquim Costa – Aluno Prémio FAQtos 2017

“O melhor do nosso sistema de ensino está nos dias passados longe dos livros, criando desafios pelo mero prazer de encontrar soluções. O Prémio FAQtos motiva-nos a fazer isso mesmo – passar da teoria à prática, do teste formal para a curiosidade orgânica.”

Nuno Viegas-2016
Foto por “Joana Batista – Fumaça

Nuno Viegas – Aluno Prémio FAQtos 2016

”Participar no prémio Faqtos foi uma mais-valia para o meu enriquecimento curricular. A experiência de explorar algo relacionado com temas que eram do meu interesse, bem como a existência de momentos de convívio entre colegas no desenvolvimento do trabalho, permitiu bastante crescimento intelectual aliado ao entretenimento.”

Joâo Barbosa-2016

João Barbosa – Aluno Prémio FAQtos 2016

“O factos foi o projecto que me preparou para o futuro, trabalhar todos os dias , ultrapassar objectivos e principalmente trabalho em equipa, sozinhos vamos mais rápido mas juntos chegamos mais longe. Se algo foi importante durante o projecto foi perceber que teria desistido muito antes se não fosse o interesse conjunto em chegar mais longe e aprender algo novo por nós próprios. Foi das experiências mais gratificantes do meu percurso escolar tanto pelo desenvolver do projecto como a apresentação em si metendo-nos em posições que nunca estivemos antes e em que nos tivemos de mostrar à altura.”

João Mota – Aluno Prémio FAQtos 2016

“O Prémio FAQTOS é uma iniciativa que tem possibilitado aos estudantes e as escolas desenvolver projetos durante todo o ano letivo, promovendo a criatividade, pensamento “fora da caixa” e ligar a necessidade de que temos atualmente de estar “always on” (utilizando as radiofrequências). Para nós INETE e para mim como Professor e Coordenador, tem sido a possibilidade de desenvolver projetos com cariz social grande, sendo praticamente impossível noutro concurso Nacionais. A ligação que os projetos a desenvolver têm de ter as radiofrequências, para além de permitir conhecer a área, permite desenvolver soluções/projetos que motivam rapidamente os alunos. Desde a alguns anos que o Prémio FAQTOS, já faz parte das atividades em cada ano letivo, querendo todos os alunos do curso nele participar. Por fim, uma excelente iniciativa do Prof. Luis M. Correia, por quem tenho imensa estima, e é continuar, que nós continuamos convosco!”

Prof. Luis M. Pires – Prémio FAQtos 201o-2019

Inquérito Atual

O Inquérito é anual e destina-se a todos os alunos do ensino básico e secundário. Tem como objetivo analisar hábitos de utilização dos telemóveis.
O Inquérito é anónimo e sem caráter comercial
Os resultados dos anos transatos podem ser consultados aqui.

    Ano de Escolaridade

    Idade

    Género

    Localidade onde moras

    1. Quantos telemóveis (cartões SIM) usas?
    2. Usas o telemóvel para (podes assinalar várias opções):
    Outra (qual)

    3. Das opções que assinalaste na pergunta 2, indica a que usas mais: (Indicar apenas uma opção)
    Outra (qual)

    4. Em tua casa tens: (podes assinalar várias opções)
    5. Com que idade tiveste o teu 1º telemóvel?
    6. Quanto tempo (em minutos) falas ao telemóvel por dia? (indicar um valor aproximado)
    7. Quantas chamadas fazes e recebes por dia? (indicar um valor aproximado)
    8. Quantas SMS envias por dia? (indicar um valor aproximado)

    Se desejares, escreve um comentário:

    Título Medidas em Zonas Próximas de Antenas
    Resumo Neste relatório analisa-se a questão da avaliação dos níveis de exposição a campo eletromagnéticos em zonas próximas de antenas.  Existem limites de exposição, de forma a proteger a população da exposição à radiação eletromagnética.  Na zona distante da antena, basta obter o valor de um dos campos (elétrico ou magnético), calculando-se facilmente o outro, ou a densidade de potência através de expressões simples, mas no caso dos sistemas de comunicações móveis, as distâncias de zona próxima podem ser da ordem das dezenas de metros.  Com um erro desprezável, esta abordagem pode ser também tomada para a zona próxima radiante, que pode ser tomada a pelo menos 1 comprimento de onda de distância da antena.  No caso dos sistemas de comunicações móveis em análise neste relatório (GSM, UMTS, LTE e WiFi), de um ponto de vista geral, e independentemente dos sistemas considerados, pode afirmar-se que para distâncias superiores a 0.4 m, basta medir um dos campos, elétrico ou magnético, para verificar a conformidade com os limites de exposição.
    Fonte Projecto monIT
    Origem Portugal
    Autor/Editor Daniel Sebastião, Mónica Branco, Luís M. Correia
    Disponibilidade Disponível online
    Endereço https://faqtos.pt/wp-content/uploads/
    2021/02/Medidas-em-Zonas-Proximas-de-Antenas.pdf
    Referência monIT_1084_05_Ext_Tec_ReportNearFields
    Data Fevereiro 2012
    Título Telemóveis e os jovens: utilização e preocupações
    Resumo Neste relatório resumem-se os resultados dos inquéritos realizados junto dos estudantes durante o ano letivo 2010/2011 sempre que foram realizadas ações de divulgação do Projeto monIT em estabelecimentos de ensino. Este estudo tinha como objetivos saber qual a perspetiva dos jovens sobre a temática das radiações eletromagnéticas, nomeadamente a nível do seu grau de preocupação e eventuais medidas de precaução que tomam quando usam o telemóvel, e avaliar os níveis de utilização dos telemóveis por parte dos jovens, e a sua variação com a idade e outros fatores socioeconómicos. No total foram realizados 2 471 inquéritos em 40 estabelecimento de ensino, a alunos do ensino secundário e básico (3º ciclo).
    Fonte Projecto monIT
    Origem Portugal
    Autor/Editor Daniel Sebastião, Mónica Branco, Luís M. Correia
    Disponibilidade Disponível online
    Endereço https://faqtos.pt/wp-content/uploads/
    2021/02/Telemoveis-e-os-jovens_utilizacao-
    e-preocupacoes-20102011.pdf
    Referência monIT_1098_02_Ext_Div_ResInq2011
    Data Janeiro 2012
    2020-11-17T19:46:00+00:00
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