Início>Notícias FAQtos>Prémio FAQtos 2014: Resultados

Prémio FAQtos 2014: Resultados

O júri da edição de estreia do “Prémio FAQtos – Geração RF” atribuiu o 1º lugar da competição aos alunos Liliana Soares e Bruno Brandão, da ES/3 de Arouca (Arouca, Aveiro), pelo trabalho intitulado “Influência das radiofrequências emitidas pelas comunicações móveis no comportamento de larvas D. melanogaster”. A dupla leva para casa um cheque de 1.500 euros, um diploma de participação e ofertas das entidades promotoras do projeto FAQtos; o professor orientador do grupo e a escola também receberam prémios.

O 2º lugar foi arrecadado pelo grupo da ES/3 de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro, Aveiro) que propôs a “Tracking Box”, uma pulseira para medição de sinais vitais, a funcionar por radiofrequência, que permite melhorar o tempo de resposta de meios médicos de emergência. Em 3º lugar ficou o grupo do Colégio de S. Miguel (Ourém, Santarém), que com o trabalho “A Radiação e os Seres Vivos” testou os efeitos da radiofrequência em plantas e espécies invasoras, através de uma experiência de controlo de praga.

O projeto “A Herança de Hertz” da escola ES/3 de José Estevão (Aveiro) foi alvo de Menção Honrosa. A atribuição desta distinção deveu-se à forma como o grupo envolveu a comunidade escolar ao longo de todo o trabalho, contribuindo assim para a divulgação do tema do prémio.

Os critérios que estiveram na base da decisão do júri final foram: a integração no tema “Geração RF”, a originalidade dos trabalhos, a qualidade do relatório final, a capacidade crítica e de análise do projeto, o envolvimento com o estabelecimento de ensino e a avaliação global do trabalho.

A cerimónia realizada no Centro de Congressos do IST reuniu cerca de 80 pessoas no auditório e levou ao palco os alunos dos 10 grupos finalistas, de um total de 51 que concorreram ao Prémio FAQtos 2014.

Para o desfecho ficou o reconhecimento aos professores orientadores e escolas respetivas pelo seu mérito, o agradecimento aos patrocinadores do projeto FAQtos – INOV-INESC, IST, Vodafone, NOS, MEO, Dec.Medida, Narda, Direção Geral de Educação do Ministério da Educação e Ciência e Ministério da Saúde – e, finalmente, a revelação do mote do Prémio FAQtos do próximo ano: “Agarra a Onda RF”.

2020-06-15T13:50:23+00:00
Go to Top