Historial
O FAQtos é a sequência do Projecto monIT, que decorreu no Instituto de Telecomunicações de 2002 a 2012, com a mesma equipa.
O Projecto monIT teve uma 1ª fase que decorreu entre Maio de 2004 e Outubro de 2006, cujo objetivo principal foi a monitorização de locais públicos em todos os distritos do País. Na 2ª fase, iniciada em Novembro de 2006 e concluída em Outubro de 2007, o foco das medidas passou a ser a realização de medidas em espaços interiores com grande concentração de pessoas (e.g., centros comerciais, centros de espetáculos, estádios) e em espaços denominados “sensíveis” (escolas e hospitais). Na 3ª fase deu-se privilégio ao contacto com o público, através da realização de ações de divulgação, por exemplo em escolas e hospitais. Adicionalmente, a partir de Setembro de 2009, o Projecto monIT deu início a uma nova atividade: o Prémio monIT, um concurso nacional para alunos do ensino secundário sobre o tema das radiações eletromagnéticas.
O FAQtos contínua o trabalho desenvolvido pelo monIT, com a mesma equipa, mantendo-se as atividades de divulgação, de medidas e o Prémio, agora chamado de Prémio FAQtos.
Patrocínios
O FAQtos é patrocinado pelos operadores de comunicações móveis Altice, Vodafone e NOS. No entanto, tal como está estabelecido em contrato, estas empresas não retiram como contrapartida do referido apoio qualquer possibilidade de interferência nos resultados ou nos conteúdos informativos disponibilizados neste site.
Toda essa informação é da total responsabilidade dos investigadores do INOV – INESC /Instituto Superior Técnico que têm a cargo esta iniciativa. A atuação destes investigadores rege-se pelas normas de independência e rigor que norteiam toda a atividade académica e de investigação científica.
Exclusão de responsabilidade
Embora os responsáveis pelo FAQtos dediquem a maior atenção e rigor ao conteúdo deste site, não aceitam qualquer responsabilidade por perdas ou danos causados a qualquer pessoa ou bem, decorrente da utilização de material, instruções, métodos, informação ou ideias contidas neste portal, ou na sequência da sua utilização. Os responsáveis do FAQtos declinam igualmente qualquer responsabilidade por erros ou omissões na informação contida neste portal.