O aumento da luminosidade ou a mudança de cor no ecrã do telemóvel aumenta a radiação eletromagnética por ele emitida?
Não. O nível de luminosidade no ecrã do telemóvel ou a cor deste não influenciam a radiação eletromagnética emitida pelo mesmo.
Não. O nível de luminosidade no ecrã do telemóvel ou a cor deste não influenciam a radiação eletromagnética emitida pelo mesmo.
Não. O nível da voz durante uma chamada não influencia a radiação eletromagnética emitida pelo telemóvel, e a utilização de auriculares (com ou sem fios) não tem qualquer impacto nesse aspeto, tanto para chamadas de voz ou vídeo como para ouvir música.
Não. A utilização de auriculares (com ou sem fios) não tem grande impacto no nível das radiações eletromagnéticas emitidas pelo telemóvel, uma vez que este nível depende essencialmente da distância entre o telemóvel e a estação base.
Não. O telemóvel transmite (radia) apenas quando se está a comunicar (por exemplo, a efetuar chamadas, a enviar SMS/MMS, ou a aceder à Internet), pelo que se o telemóvel não estiver a ser usado para comunicação não vai transmitir (radiar), com a exceção de sinalização transmitida para a rede (algumas, poucas, vezes por dia).
Não. Todos os telemóveis têm implementado um mecanismo de controlo de potência, o que significa que apenas emitem o mínimo essencial para conseguir estabelecer a ligação até à antena de estação base. Por este motivo, a potência radiada por um telemóvel depende da qualidade da ligação e não do sistema operativo.
Todos os telemóveis têm implementado um mecanismo de controlo de potência, o que significa que apenas emitem o mínimo essencial para conseguir estabelecer a ligação até à antena de estação base. Por este motivo, a potência que um dado telemóvel emite depende da qualidade da ligação e não do aparelho.
Não. Os telemóveis de 3ª geração radiam no máximo 1 Watt, enquanto que os de 2ª geração radiam no máximo 2 Watt. Para além disso, os telemóveis de 3ª geração têm mecanismos que lhe permitem controlar (baixar) a potência radiada de uma forma mais eficiente que os de 2ª geração, diminuindo ainda mais o
Não. O carregamento da bateria não interfere com as comunicações do telemóvel, pelo que o nível de radiações eletromagnéticas emitidas não varia com o carregamento da bateria.
Os aviões têm uma grande quantidade de instrumentos eletrónicos e de sistemas de comunicação a bordo. É possível que a utilização de telemóveis possa causar interferências com esses sistemas, pelo que é recomendável a sua não utilização a bordo dos aviões. No entanto, já há aviões preparados para a utilização de telemóveis a bordo.
O forno microondas tem uma blindagem que deve bloquear a passagem de radiação eletromagnética, pelo que colocando o telemóvel lá dentro com a porta fechada, não deveria ser possível contactar o telemóvel. No entanto, devido à utilização do forno no dia-a-dia, a blindagem vai-se degradando progressivamente, o que torna possível estabelecer uma ligação com