Início>Como se mede a Radiação?

Existem procedimentos aceites a nível internacional para avaliar os níveis de radiação eletromagnética num determinado local, com recurso a sondas preparadas para medir os valores de campo elétricocampo magnético ou densidade de potência. Na figura, representa-se uma sonda tipicamente usada nas medidas de radiação.

No caso da exposição à radiação proveniente de várias fontes com frequências de emissão diferentes, é necessário considerar um somatório de efeitos. A utilização de equipamentos de banda larga (sonda que mede uma gama de frequências apresentando um único valor, que corresponde ao somatório da radiação emitida nas diferentes frequências abrangidas na gama) na realização de medidas permite a verificação do somatório de efeitos da radiação proveniente de várias fontes com frequências diferentes.

Como se mede a Radiação?

Desta forma, a avaliação da conformidade com os Limites de Referência é feita através da comparação do valor medido com o limite mais restritivo na banda de frequências considerada. Assim, se este for verificado, significa que em qualquer outra frequência também não é excedido o Limites de Referência. Ainda de modo a obter uma margem de segurança maior, a análise deve ser feita sempre na perspetiva de pior caso, ou seja, devem ser medidos os pontos nos quais o valor medido é mais elevado.

Existem ainda outros fatores que podem influenciar o valor medido, como a altura do dia em que se faz a medição. Tipicamente, o valor é mais elevado durante o dia.

De acordo com o procedimento de medida, começam-se por medir os níveis de radiação no local em análise usando uma sonda de banda larga. Se os níveis de radiação medidos estiverem abaixo dos Limites de Referência para o público em geral, então conclui-se que no local analisado os valores medidos estão em conformidade com estes limites de referência de exposição.

2020-10-20T16:13:27+00:00
Go to Top