Início>Cobertura Eletromagnética

O nível de radiação proveniente de uma antena de estação base num determinado local depende essencialmente de três fatores: potência radiada pela antena, direcionalidade da antena e distância em relação à antena.

A forma como é feita a distribuição das estações base faz com que a potência por elas radiada seja baixa, de modo a evitar interferências. Este é outro fator que diferencia as estações base das estações de difusão de rádio e de televisão, caracterizadas por potências radiadas bem mais elevadas.

Tal como se pode visualizar na figura, a intensidade do campo eletromagnético radiado por uma antena diminui rapidamente com a distância, tipicamente com o inverso desta. Isto significa que a densidade de potência associada ao campo eletromagnético se reduz de um fator de 4 sempre que se duplica a distância em relação à antena da estação base. A densidade de potência num local dá uma medida da energia que pode ser absorvida por um tecido biológico exposto à radiação de uma fonte eletromagnética.

Cobertura Eletromagnética
2020-10-20T18:15:49+00:00
Go to Top