Início>Características das Ondas Eletromagnéticas

Existem características particulares das ondas eletromagnéticas que determinam as suas propriedades e aplicações.
As características essenciais são:

Comprimento de onda (λ) e frequência (f);
Amplitude;
– Direção e velocidade de propagação;
Polarização.


Passe com o rato sobre a figura acima para observar as alterações da amplitude e da frequência na onda representada na figura abaixo. São possíveis quatro combinações de amplitude e de frequência.

Comprimento de onda, e frequência
Como se pode ver na figura à direita, a onda eletromagnética apresenta um padrão que se repete enquanto se propaga. O comprimento desse padrão de repetição no espaço designa-se por comprimento de onda, medindo-se em metros [m].
A frequência representa o número de ciclos da onda num ponto do espaço em cada segundo, medindo-se em Hertz [Hz].

O comprimento de onda e a frequência estão interligados entre sí, através da velocidade de propagação da luz, c: λ f = c. Este conceito está ilustrado na figura.

Comprimento de onda, e frequência

Comprimento de onda e frequência

Amplitude
A amplitude dá uma medida da intensidade dos campos, medindo-se no caso do campo elétrico em Volt por metro [V/m], e do campo magnético em Ampere por metro [A/m]. A ilustração desta característica está também contemplada na figura. A densidade de potência vem expressa em Watt por metro quadrado [W/m2], medindo a potência transportada pela onda por unidade de área.

Direção e velocidade de propagação
Em espaço aberto, as ondas eletromagnéticas propagam-se em linha reta com velocidade c próxima de 300 000 km/s.
Na vizinhança de obstáculos, como o relevo do terreno, espelhos de água, construções, etc., a direção de propagação pode ser alterada por reflexão ou por difração.

Direção e velocidade de propagação das as ondas eletromagnéticas

Direção e velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas

Em geral, a reflexão ou a difração sofridas por uma onda eletromagnética, modificam também a sua amplitude, mas não alteram a frequência. Modificam ainda a polarização da onda.
A figura retrata os fenómenos da reflexão e da difração de uma onda eletromagnética.

Polarização
Rodando a figura onde se representa a onda a propagar-se, por forma a que a direção de propagação da onda fique perpendicular ao ecrã (onda a sair do ecrã na direção do observador), obtemos a figura à direita. Nela, o campo elétrico oscila sobre uma direção vertical, designada por polarização vertical (PV); em alternativa, é possível escolher convenientemente a orientação da fonte de forma a ter o campo elétrico a oscilar sobre uma direção horizontal designada por polarização horizontal (PH). A esta orientação espacial dos campos eletromagnéticos dá-se o nome de polarização.

Polarização vertical do campo electromagnético

Polarização vertical

Polarização horizontal do campo electromagnético

Polarização horizontal

2020-10-20T15:17:01+00:00
Go to Top