Exposição à Radiação Proveniente de Antenas de Terminais Móveis

Documentação acerca da exposição à radiação eletromagnética proveniente das antenas dos terminais móveis. Inclui relatórios e artigos científicos tanto em português como em inglês produzidos por diversas entidades internacionais.

Equipamentos de medida da Exposição à Radiação Proveniente de Antenas de Terminais Móveis

Título OET Bulletin 65, Supplement C – Evaluating Compliance with FCC Guidelines for Human Exposure to Radiofrequency Electromagnetic Fields, Additional Information for Evaluating Compliance of Mobile and Portable Devices with FCC Limits for Human Exposure
Resumo In August, 1996, the Commission adopted a Report and Order in ET Docket 93-62 amending its rules for evaluating the environmental effects of radiofrequency (RF) electromagnetic fields. Specifically, the Commission adopted new guidelines and procedures for evaluating human exposure to RF emissions from FCC-regulated transmitters and facilities. As a part of this proceeding, new limits were adopted for human exposure to RF emissions from certain mobile and portable devices. Two subsequent FCC Orders were issued to refine and clarify the decisions adopted in the original Report and Order. A revised version of OET Bulletin 65, “Evaluating Compliance with FCC Guidelines for Human Exposure to Radiofrequency Electromagnetic Fields” was also issued. One of the areas discussed in Bulletin 65 is compliance with the limits adopted by the Commission for safe exposure to RF emissions due to mobile and portable devices such as non-fixed wireless transmitters and hand-held cellular telephones. The first edition of Supplement C (97-01) was released in 1997. The purpose of this revised supplement is to provide parties filing applications for equipment authorization with guidance on complying with the latest requirements using up-to-date test procedures. This supplement is not intended, however, to establish mandatory procedures, and other methods and procedures may be acceptable if based on sound engineering practice.
Fonte Federal Communications Commission (FCC)
Origem Estados Unidos da América
Autor/Editor David L. Means, Kwok W. Chan
Disponibilidade Disponível online
Link fcc.gov
Referência OET Bulletin 65, Supplement C
Data Junho 2001

Relatórios técnicos da Exposição à Radiação Proveniente de Antenas de Terminais Móveis

Enquadramento

O Prémio FAQtos segue a orientação do FAQtos (http://faqtos.pt), de informação do público relativamente à exposição à radiação eletromagnética em comunicações móveis.

O objetivo fundamental do Prémio FAQtos é o de promover um concurso a nível nacional, orientado para os alunos do Ensino Secundário, que contribua para a formação de uma consciência coletiva em matéria de campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações (banda das radiofrequências), e do seu impacto na sociedade, bem como potenciais efeitos na saúde e ambiente.

O Prémio FAQtos vai ao encontro dos objetivos de formação dos alunos do Ensino Secundário, nomeadamente na componente de formação de Cidadania e Desenvolvimento, visando a realização de projetos de natureza transversal e multidisciplinar.  Pretende-se estimular competências em várias áreas, designadamente, pensamentos crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas, saber técnico e científico, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, saúde e ambiente, linguagens e textos, e informação e comunicação.

O Prémio FAQtos pretende também contribuir para a concretização dos objetivos de valorização das escolas e dos seus docentes, e para as metas fixadas no seu Projeto Educativo.  Permite o enriquecimento de dimensões como a atividade científico-pedagógica, a participação na vida da escola, e a relação com a comunidade.

O Prémio FAQtos pretende fomentar o diálogo dentro da comunidade escolar, bem como entre os vários setores que a envolvem.  Incentiva-se o envolvimento de entidades como instituições de ensino superior, unidades de saúde, indústria, associações ambientais, e autarquias, entre outras.

Formato

Os participantes devem abordar livremente o tema “O Mundo das Radiofrequências”, tendo em vista a criação de um Projeto.

O formato do Projeto é livre, ficando inteiramente ao critério dos alunos e professor. Alguns exemplos são um protótipo, um ensaio experimental, um documentário, uma revista, um vídeo ou uma página na Internet.

Os conteúdos dos Projetos podem enquadrar-se em qualquer das áreas/disciplinas dos cursos do Ensino Secundário, nomeadamente os Científico-Humanísticos e os Profissionais, mas terão necessariamente que abordar as Radiofrequências.

Todos os Projetos são necessariamente acompanhados de um Relatório Final e de um Vídeo de Projeto.  Só serão aceites trabalhos originais, em Língua Portuguesa.

Calendário

As datas/fases definidas para o Prémio FAQtos 2022 são as seguintes:

  • 9 a 20 de outubro de 2023: CANDIDATURAS
  • 30 de outubro de 2023: Divulgação das candidaturas admitidas
  • 17 de novembro de 2023: Entrega do Vídeo de Apresentação
  • 1 de dezembro de 2023: Divulgação do Vídeo de Apresentação
  • 23 de fevereiro de 2024: Entrega do Relatório de Progresso
  • 1 de março de 2024: Divulgação da lista de participantes atualizada
  • 10 de maio de 2024: Entrega do Projeto (Relatório Final e Vídeo do Projeto)
  • 18 de junho de 2024: Divulgação da lista de Finalistas
  • 6 de julho de 2024: Cerimónia Final

Candidaturas

As candidaturas são efetuadas através do preenchimento de um formulário eletrónico, disponível no portal do Prémio FAQtos (http://premio.faqtos.pt), onde será criada uma área de trabalho para cada equipa. A Equipa do FAQtos verificará a admissibilidade das candidaturas.

Os participantes devem frequentar o Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), a nível nacional, independentemente da natureza da sua escola (pública ou privada).

À data de candidatura, os participantes devem ter idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos.

A participação pode ser individual ou em equipas até 5 alunos, oriundos da mesma escola. A constituição da equipa não deve ser alterada, sendo que qualquer alteração deverá ser comunicada até à entrega do Relatório de Progresso, sob pena de desclassificação.

Cada equipa tem necessariamente um professor responsável pela orientação do trabalho, que deve pertencer à mesma escola dos alunos. Um professor pode orientar diversas equipas da mesma escola. Não há um número limite de participações por escola.

A aceitação e continuação dos trabalhos a concurso estão sujeitas ao cumprimento dos prazos estabelecidos.

A Equipa do FAQtos reserva-se o direito de poder alterar as datas acima referidas, sendo disso dado conhecimento antecipado.

Entrega do Vídeo de Apresentação

O Vídeo de Apresentação consiste num vídeo, com uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação dos elementos da equipa e do professor orientador, e ainda da ideia a desenvolver e do seu objetivo, de como este se enquadra no tema do Prémio FAQtos e de como são abordadas as radiofrequências.

O Vídeo de Apresentação deverá ser submetido através de uma pasta partilhada designada “FAQtos”, criada para o efeito e divulgada oportunamente via email, para as equipas. O Nome do Vídeo de Apresentação deverá ter o seguinte formato: 2024_Apresentação_”Nome da equipa”

O Vídeo de Apresentação não é elemento de avaliação mas se não for entregue a equipa fica desclassificada.  O Vídeo de Apresentação será divulgado publicamente através do portal e das redes sociais do Prémio FAQtos, pelo que não poderá conter músicas sujeitas a direitos de autor.

Entrega do Relatório de Progresso

O Relatório de Progresso consiste no preenchimento de um formulário disponível na área de trabalho da equipa. Neste relatório deverá ser descrito o projeto a desenvolver, nomeadamente o seu objetivo, como este se enquadra no tema do Prémio FAQtos, como são abordadas as radiofrequências, o trabalho desenvolvido até ao momento e o trabalho a desenvolver até ao final. A equipa pode anexar informação adicional ao Relatório de Progresso.

O Relatório de Progresso não é elemento de avaliação, servindo unicamente para a Equipa do FAQtos verificar se o Projeto está a progredir e se se enquadra no tema do Prémio FAQtos.

A não entrega do Relatório de Progresso implica a desclassificação da equipa.

Entrega do Projeto

O Projeto consiste no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e mais algum documento/folheto/etc. complementar que a equipa entenda entregar. Este material complementar, tal como o Relatório Final deverão ser entregues por via eletrónica através da área de trabalho da equipa.

A não entrega do Relatório Final ou do Vídeo do Projeto implica a desclassificação da equipa.

Após o prazo para a entrega do Projeto, não serão aceites quaisquer alterações ao Relatório Final ou ao Vídeo do Projeto.

Relatório Final

O Relatório Final consiste num relatório descrevendo o Projeto: objetivo, enquadramento no tema do Prémio FAQtos e geral, abordagem das radiofrequências, resultados obtidos, trabalho realizado e conclusões.

O Relatório Final dever ser submetido em formato PDF, através da área de trabalho da equipa, usando um formato de papel A4, uma fonte com tamanho de Arial 10 pt (ou semelhante), uma separação vertical de 1.15 linhas (valor padrão do MSOffice), com um máximo de 20 páginas, às quais podem ser acrescentadas 20 páginas para anexos; o formato gráfico fica ao critério dos autores.

A estrutura do Relatório Final deverá ser a seguinte: Capa (deve conter Título do Trabalho, Nome de Utilizador da Equipa, Escola, Alunos, Professor Orientador); Agradecimentos (opcional); Resumo e Palavras-Chave; Índice; Introdução; Desenvolvimento (pode conter vários capítulos); Conclusões; Referências Bibliográficas; Anexos (opcional).

O Relatório Final tem que ser original, não sendo admitidas cópias (totais ou parciais) de outros trabalhos anteriores ou contemporâneos.

Vídeo do Projeto

O Vídeo do Projeto consiste num vídeo, com uma duração máxima de 5 minutos, com a apresentação do trabalho desenvolvido pela equipa e do projeto.

O Vídeo do Projeto deverá ser submetido através de uma pasta partilhada designada “FAQtos”, criada para o efeito e divulgada oportunamente via email, para as equipas. O Nome do Vídeo de Projeto deverá ter o seguinte formato: 2024_Projeto_”Nome da equipa”

O vídeo será divulgado publicamente através do portal e das redes sociais do Prémio FAQtos, pelo que não poderá conter músicas sujeitas a direitos de autor.

Avaliação

O Projeto está sujeito a critérios de avaliação, avaliados quantitativamente, numa escala de 0 a 5, que são:

  • Qualidade do Vídeo do Projeto (15%)
  • Qualidade do Relatório Final (15%)
  • Originalidade e Inovação (15%)
  • Capacidade Crítica e de Análise (15%)
  • Envolvimento com a Escola e outras Entidades (15%)
  • Avaliação Global do Projeto (25%)

Cada Projeto é avaliado por 3 ou mais membros do Júri de Seleção (composto pela Equipa do FAQtos e por professores do Ensino Secundário). Cada membro do Júri de Seleção atribui uma nota quantitativa (de 0 a 5), com base nos critérios de avaliação. A Nota Final de cada Projeto é a média das notas de cada elemento do Júri de Seleção, servindo para determinar até 10 Finalistas. Os projetos Finalistas têm que ter uma avaliação entre 3 e 5. A avaliação do Júri de Seleção será publicada no portal do Prémio após a Cerimónia Final.

Cerimónia Final

As equipas Finalistas apresentarão os seus Projetos na Cerimónia Final, com base numa apresentação de 10 minutos, com a estrutura sugerida pela Equipa FAQtos.

A apresentação deve incidir sobre o projeto entregue, pelo que não devem ser apresentadas alterações ao mesmo ou outros resultados.

Terminada a apresentação, o Júri Final pode colocar à equipa questões que considere pertinentes.

O Júri Final, com base no Relatório Final, no Vídeo do Projeto e na apresentação, selecionará os 3 primeiros classificados. O Júri Final inclui representantes da Equipa FAQtos, da área do ensino, de empresas e de entidades oficiais.

O Júri Final pode atribuir menções honrosas aos trabalhos que o justifiquem.

O Júri Final poderá atribuir prémios ex-aequo. Neste caso, não será atribuído o prémio seguinte e os seus valores acumular-se-ão e serão divididos pelos premiados.

Prémios

São atribuídos os prémios monetários seguintes por equipa de alunos:

  • 1º prémio: 1 500 €
  • 2º prémio: 1 000 €
  • 3º prémio: 500 €

Serão também atribuídos prémios ao professor orientador e à respetiva escola dos trabalhos vencedores.

Todos os membros das equipas Finalistas serão reembolsados das despesas de deslocação associadas à sua presença na Cerimónia Final.

Disposições Finais

Toda a informação sobre o Prémio FAQtos está disponível no portal criado para o efeito, em http://premio.faqtos.pt

A Equipa do FAQtos reserva-se o direito de proceder à exposição, publicação ou reprodução dos trabalhos a concurso, bem como à sua divulgação para fins promocionais, salvaguardando sempre a indicação do(s) autor(es).

Os dados coletados aquando da candidatura serão processados de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados.

A participação de alunos e professores na Cerimónia Final implica que o FAQtos possa fazer divulgação pública dessa cerimónia, através de fotografias, vídeos e outros meios.

Todos os trabalhos poderão ser presencialmente levantados pelos respetivos autores durante um período de 60 dias a partir da data da Cerimónia Final.

A candidatura ao Prémio FAQtos pressupõe a plena aceitação deste Regulamento.

Os casos omissos do presente Regulamento serão resolvidos pela Equipa do FAQtos.

2020-11-17T19:43:12+00:00
Go to Top