FAQTOS
 
 

Tem alguma questão para a qual não encontrou resposta aqui?

Envie-nos um email.

 

faq’s

  •  
    Medidas de Radiação/FAQtos

    Onde posso esclarecer dúvidas sobre alguns conceitos ou definições que não compreendo?

    O portal do FAQtos tem um glossário onde se encontram explicações/definições para diversos conceitos relacionados com a radiação eletromagnética.  Pode consultar o glossário aqui.

    Como se mede a radiação eletromagnética?

    Existem procedimentos aceites a nível internacional para avaliar os níveis de radiação eletromagnética num determinado local, com recurso a sondas dimensionadas para medir os valores dos campos elétrico ou magnético.

    Como posso interpretar os resultados das medidas de radiação eletromagnética?

    Os procedimentos seguidos durante a realização de medidas de radiação eletromagnética possibilitam a comparação com os limites de exposição.  Os relatórios disponíveis na secção "atividades" deste portal exemplificam uma forma possível de proceder a essa comparação.  Os resultados são sempre apresentados em termos do número de vezes abaixo do limite de exposição, tornando mais fácil a sua compreensão.

    Quem são as entidades responsáveis pela fiscalização dos níveis de emissão de radiação eletromagnética em Portugal?

    Em Portugal, a entidade responsável pela fiscalização dos níveis de emissão de radiação eletromagnética é a ANACOM, que é a autoridade reguladora das telecomunicações.

    Posso solicitar à equipa do FAQtos a realização de medidas?

    As medidas realizadas no âmbito do FAQtos obedecem a um plano definido no início do mesmo, que visa a monitorização de todos os distritos do País ou em colaboração com entidades públicas.  Infelizmente, o FAQtos não tem meios que permitam analisar casos individuais.  Contudo, qualquer sugestão para a realização de medidas em locais públicos é bem-vinda.  A equipa do FAQtos tentará enquadrar essas sugestões no seu planeamento.

    Os níveis de radiação eletromagnética em Portugal são preocupantes?

    Com base nos resultados das campanhas de medidas realizadas no âmbito do Projecto monIT, pode-se afirmar que os níveis de radiação eletromagnética em locais públicos, no território nacional, estão abaixo dos limites de exposição à radiação eletromagnética.

    Porque variam os valores medidos ao longo do tempo?

    O ambiente do local de medida influencia os resultados obtidos.  Como o ambiente não é estático (há movimento das pessoas, de carros, etc.) os próprios valores medidos também não o são.

    De que forma são divulgados os resultados das medidas efetuadas pelo FAQtos?

    Os resultados das medidas efetuadas pela equipa do FAQtos estão disponíveis na secção "atividades" deste portal.  Periodicamente, são elaborados relatórios com resultados globais das medidas, que também são disponibilizados no nosso portal.

    Como subscrever a newsletter do FAQtos?

    A newsletter do FAQtos chama-se "faqtos do mês". Para a subscrever basta que insira o seu endereço de email no formulário disponível aqui.

    A quem/onde posso pedir/obter mais informações?

    Recomendamos que consulte toda a informação do portal de Internet do FAQtos.  A nível nacional, a Autoridade Nacional das Comunicações e a Direção Geral da Saúde também têm informação disponível sobre o tema nos respetivos portais de Internet.  A nível internacional pode, por exemplo, consultar o portal de Internet da Organização Mundial de Saúde.  As ligações para os portais destas entidades encontram-se na página de “Endereços Úteis” deste portal.

    A quem me devo dirigir sobre uma reclamação relativamente a uma antena?

    Pode contactar a respetiva Câmara Municipal ou a Autoridade Nacional das Comunicações (ver Endereços Úteis).

    Existe algum grau de incerteza nas medidas?

    Em qualquer processo de medida existe sempre uma incerteza associada, e as medidas de radiação eletromagnética não são exceção.  Esse grau de incerteza pode ser estimado, sendo posteriormente tomado em conta quando se analisam os resultados.  No caso das medidas de radiação eletromagnética, existem vários fatores que contribuem para a incerteza da medida, como o equipamento utilizado (ver aqui).

    Em que consiste a colaboração do FAQtos com as Escolas Secundárias/Profissionais?

    Esta colaboração consiste na realização de uma palestra e de medidas localizadas dos níveis de radiação eletromagnética no recinto escolar.  Para mais informações contacte o FAQtos através dos vários contactos disponíveis (ver aqui).

    Os picos com valores mais elevados em algumas das medidas do FAQtos são perigosos?

    Ainda não foram encontrados locais com valores acima dos limites, pelo que não há motivos para preocupação nos locais analisados.  Os picos registados em algumas medidas efetuadas pela equipa do FAQtos estão abaixo dos níveis de referência considerados, sendo normalmente devidos à variação do ambiente envolvente ao local de medida.

    Porque razão nas medidas dos hospitais são considerados dois valores limite diferentes?

    O valor de referência utilizado em todas as medidas no FAQtos é referente à exposição humana à radiação eletromagnética.  No caso específico dos hospitais, é considerado um segundo limiar relativo à interferência com os equipamentos médicos de suporte à vida.  O valor máximo a que estes equipamentos não podem ser expostos são diferentes dos estabelecidos para seres humanos, para não haver risco de terem o seu funcionamento afetado pelas radiações eletromagnéticas.

    Quanto menor o valor medido num dado local, mais seguro é?

    Desde que os valores limite sejam cumpridos, não existe mais segurança por o valor medido ser maior ou menor.

    Como saber se o resultado de uma medida feita há algum tempo ainda é válido agora?

    Existe uma tendência natural para os valores variarem no tempo, especialmente durante o período diurno, pois é o período em que há mais utilizadores ativos nos sistemas de comunicações móveis.  No caso de intervalos de tempo maiores, tem-se verificado através das medidas contínuas que, normalmente, não existe uma variação significativa, sendo o período de instalação dos equipamentos considerável (cerca de 3 meses em média).

    O FAQtos realiza outras actividades além das medidas?

    O FAQtos é uma iniciativa de comunicação de risco, pelo que são realizadas diversas atividades neste âmbito, para além das medidas.  Assim, a equipa está frequentemente presente em eventos relacionadas com tecnologia e/ou telecomunicações.  Adicionalmente, temos campanhas de divulgação com apresentações em escolas secundárias e unidades de saúde.  A equipa do FAQtos atualiza regularmente a página de “Destaques” ou do “Calendário” deste portal, quando estão confirmadas novas atividades.

    Porque são os limites de exposição que usam nas vossas medidas diferentes dos valores de outras medidas que consultei?

    Os valores limites utilizados podem ser diferentes, por exemplo de país para país, pelo que é normal que possam existir diferenças.  A equipa do FAQtos baseia-se na Recomendação do Conselho da União Europeia, que foi adotada na legislação portuguesa.

    Os resultados das medidas são fiáveis?

    As medidas são efetuadas utilizando equipamento devidamente certificado e calibrado, e seguindo procedimentos estabelecidos internacionalmente.  Nestas condições, os resultados são fiáveis e indicativas dos níveis de exposição num dado local no momento em que foram efetuadas.

    O que é o FAQtos?

    O FAQtos (informação sobre radiação eletromagnética em comunicações móveis) é uma iniciativa de comunicação do risco associado à radiação eletromagnética emitida pelas antenas de sistemas de comunicações móveis.  Esta iniciativa engloba várias atividades, incluindo a disponibilização de informação no portal (http://faqtos.pt), a realização de medidas de radiação eletromagnética, e a realização de ações de informação sobre esta temática.

    Se o valor medido estiver próximo dos limites é perigoso?

    O que interessa é o respeito pelos limites.  Estar 10 vezes ou 1 000 vezes abaixo do limite é indiferente.

    Existem locais onde os limites de exposição são ultrapassados?

    Normalmente, os limites apenas são ultrapassados em zonas muito próximas das antenas, sendo que esta distância, no caso das antenas de estação base dos telemóveis, é relativamente baixa (ver mais informações aqui).

    Ver todas as categorias

destaques

03.11.2017

Prémio FAQtos2018: Lista de Candidaturas Admitidas

Consulta aqui a Lista de Candidaturas Admitidas ao (…)

Ver mais

12.09.2017

Nova Edição do Prémio FAQtos: "A Sociedade e as RF 2018"!!!

O Prémio FAQtos é um concurso, de âmbito (…)

Ver mais

12.09.2017

Prémio FAQtos 2018: Começa já o teu Projeto!!

(…)

Ver mais