FAQTOS
 
 

O FAQtos está em curso no INOV-INESC, tendo como objectivo disponibilizar publicamente informação relevante sobre radiação electromagnética em comunicações móveis (...)

 

Relatórios técnicos



Título Aspetos de Penetração e Segurança em Edifícios com Estações de Base de GSM no Topo
Resumo Neste trabalho pretende-se analisar a evolução do nível de sinal ao longo dos diversos pisos de edifícios onde estejam instaladas antenas de estações de base, bem como em edifícios adjacentes. Para tal, realizou-se uma campanha de medidas extensiva em GSM, tendo sido medida a potência recebida nas salas de dois edifícios do campus do IST: o Pavilhão de Pós-Graduação, que possui no topo as antenas de uma estação de base da operadora de comunicações celulares TELECEL, e o Complexo Interdisciplinar, situado na proximidade. Paralelamente, desenvolveu-se uma ferramenta de software que implementa o Modelo de Motley-Keenan, permitindo prever o nível de sinal em qualquer ponto de um edifício. Finalmente, os resultados são comparados com os padrões de segurança para a exposição à radiação eletromagnética.
Fonte Instituto Superior Técnico (IST)
Origem Portugal
Autor/Editor Gerardo Ângelo, M. Isabel Neto
Disponibilidade Biblioteca da Secção de Propagação e Radiação, Instituto Superior Técnico
Referência TFC 97/03
Data setembro 1997
Título Electromagnetic Energy: Evaluation and Management for Antenna Sites (revised edition)
Resumo The purpose of this document is to provide information to assist the reader in understanding the concepts required to comply with FCC guidelines for human exposure to Electromagnetic Energy at antenna sites.This information is not intended to replace a structured training program, but only as a first step in structuring an Electromagnetic Energy compliance program. The procedures presented in this document represent one approach for meeting FCC requirement; other procedures may also meet the FCC guideline and the procedures presented here may be revised from time to time to reflect engineering advances and technology changes.
Fonte Motorola
Origem Estados Unidos da América
Autor/Editor Bryan Corley (Motorola Senior Staff Engineer)
Disponibilidade Disponível online
Link Documento PDF
Referência
Data dezembro 2001
Título Exposição à Radiação de Antenas Colocadas nos Topos dos Edifícios
Resumo Este documento discute os problemas de segurança associados à exposição de pessoas à radiação proveniente de estações base de sistemas de comunicações móveis instaladas no topo de edifícios em ambientes urbanos. Depois de se introduzir o problema, é apresentada a abordagem seguida: a questão fundamental não é saber se a exposição à radiação é maléfica, mas sim saber quais são os limites de exposição a partir dos quais podem existir efeitos nocivos para os seres vivos. Em seguida são apresentados os limites máximos recomendados por organismos internacionais para a Taxa de Absorção Específica na banda de frequências das comunicações móveis, mais concretamente para o GSM. Medidas efetuadas num edifício com antenas instaladas no seu topo mostram que o sinal está cerca de 48 620 vezes abaixo dos máximos recomendados, pelo que se está perfeitamente dentro das margens de segurança. Pode-se assim afirmar que, na grande maioria dos casos, não existe perigo para as pessoas que trabalham ou habitam em edifícios com antenas de estação de base instaladas no seu topo.
Fonte Actas das VII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Protecção contra Radiações
Origem Portugal
Autor/Editor Prof. Luis M. Correia
Disponibilidade Disponível online
Link Documento PDF
Referência
Data novembro 2000
Título Exposição à Radiação Eletromagnética de Antenas de Estação de Base de GSM e UMTS
Resumo O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de processos que possibilitem determinar os níveis de sinal nas bandas de GSM e UMTS para diferentes cenários, com vista à avaliação da conformidade das estações de base relativamente aos limites de exposição à radiação. Pretendem-se também definir algumas recomendações para a instalação de antenas de estação de base que minimizem a exposição a radiações. Consideram-se aspetos básicos de GSM e UMTS, aspetos de implementação de estações de base e aspetos de segurança e exposição a radiações eletromagnéticas.
Fonte Instituto Superior Técnico
Origem Portugal
Autor/Editor Carla Oliveira, Gonçalo Carpinteiro
Disponibilidade Biblioteca do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Instituto Superior Técnico
Referência TFC/2001/814
Data setembro 2002
Título Exposição à Radiação Eletromagnética de Antenas de Estação de Base de GSM e UMTS
Resumo Neste artigo discutem-se os processos existentes que possibilitam a determinação dos níveis de sinal nas bandas de GSM e UMTS para diferentes cenários, com vista à avaliação da conformidade das estações base relativamente aos limites de exposição à radiação. Estabelecem-se também algumas recomendações para a instalação de antenas de estação base que minimizem a exposição a radiações. Consideram-se aspetos básicos de GSM e UMTS, aspetos de implementação de estações base e aspetos de segurança e exposição a radiações eletromagnéticas. Abordam-se os modelos de propagação e esclarece-se qual a sua utilidade no âmbito da análise da segurança de uma estação de base. É exemplificada a sua utilização no desenvolvimento de uma ferramenta de software. Descreve-se a realização de uma campanha de medidas com o objetivo de recolher dados reais em estações base na região de Lisboa, e de tirar conclusões relativamente à aplicabilidade dos modelos de propagação. Os níveis de radiação registados em todas as estações base analisadas nunca excedem as referências estabelecidas pelos organismos internacionais. O pior caso encontrado na campanha de medidas está cerca de cinco vezes (em termos de campo elétrico) abaixo dos limites estabelecidos pelo CENELEC e adotados pelo Conselho da União Europeia. No entanto, em todos os outros casos medidos registaram-se valores pelo menos treze vezes abaixo dos limites. Os cenários em que se verifica a menor diferença em relação aos limites de segurança são exposição ao nível de terraços de edifícios com estações de base instaladas no topo e em interiores.
Fonte Actas das IX Jornadas da Sociedade Portuguesa de Protecção contra Radiações
Origem Portugal
Autor/Editor Carla Oliveira, Gonçalo Carpinteiro, Luis Correia
Disponibilidade Disponível online
Link Documento PDF
Referência
Data novembro 2002