FAQTOS

quem somos?

O desenvolvimento deste projeto decorre de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por um grupo de investigadores do INOV - INESC Inovação/Instituto Superior Técnico, desde há alguns anos. O FAQtos é a sequência do Projecto monIT, que decorreu no Instituto de Telecomunicações de 2002 a 2012, com a mesma equipa.

O INOV - INESC Inovação é uma instituição dedicada à investigação científica de ponta em vários domínios da área de Telecomunicações e Eletrónica. Disponibiliza uma organização ágil e flexível, orientada à criação de competências tecnológicas e ao estabelecimento de laços de cooperação com os diferentes actores económicos (Universidades, Indústrias, Empresas, Operadores de Telecomunicações).



Historial

O FAQtos é a sequência do Projecto monIT, que decorreu no Instituto de Telecomunicações de 2002 a 2012, com a mesma equipa.

O Projecto monIT teve uma 1ª fase que decorreu entre Maio de 2004 e Outubro de 2006, cujo principal objetivo foi a monitorização de locais públicos em todos os distritos do País. Na 2ª fase, iniciada em Novembro de 2006 e concluída em Outubro de 2007, o foco das medidas passou a ser a realização de medidas em espaços interiores com grande concentração de pessoas (e.g., centros comerciais, centros de espetáculos, estádios) e em espaços denominados “sensíveis” (escolas e hospitais). Na 3ª fase deu-se privilégio ao contacto com o público, através da realização de acções de divulgação, por exemplo em escolas e hospitais. Adicionalmente, a partir de Setembro de 2009, o Projecto monIT deu início a uma nova actividade: o Prémio monIT - Concurso nacional para alunos do ensino secundário sobre o tema das radiações eletromagnéticas.


O FAQtos contínua o trabalho desenvolvido pelo monIT, com a mesma equipa, mantendo-se as atividades de divulgação, de medidas e o Prémio, agora chamado de Prémio FAQtos.


Patrocínios



O FAQtos é patrocinado pelos operadores de comunicações móveis Vodafone Portugal, Portugal Telecom e NOS. No entanto, tal como está estabelecido em contrato, estas empresas não retiram como contrapartida do referido apoio qualquer possibilidade de interferência nos resultados ou nos conteúdos informativos disponibilizados neste site.

Toda essa informação é da total responsabilidade dos investigadores do INOV - INESC Inovação que têm a cargo esta iniciativa. A atuação destes investigadores rege-se pelas normas de independência e rigor que norteiam toda a atividade académica e de investigação científica no Instituto de Telecomunicações.

 

Exclusão de responsabilidade



Embora os responsáveis pelo FAQtos dediquem a maior atenção e rigor ao conteúdo deste site, não aceitam qualquer responsabilidade por perdas ou danos causados a qualquer pessoa ou bem, decorrente da utilização de material, instruções, métodos, informação ou ideias contidas neste portal, ou na sequência da sua utilização. Os responsáveis do FAQtos declinam igualmente qualquer responsabilidade por erros ou omissões na informação contida neste portal.

destaques

12.07.2017

Prémio FAQtos2017: Resultados Finais

A equipa FAQtos agradece a todos participantes do (…)

Ver mais

16.06.2017

Prémio FAQtos2017: Lista dos 10 Finalistas

ATENÇÃO!!! A Lista dos 10 Finalistas ao Prémio (…)

Ver mais

19.05.2017

Prémio FAQtos2017: Relatório Final

Prémio FAqtos2017:   Terminou o prazo de submissão (…)

Ver mais